×
Loading ...

Como testar uma cerca elétrica

Atualizado em 29 junho, 2018

Cercas elétricas evitam que animais de estimação e rebanhos se afastem dos cercados, por meio da transmissão de um pulso de energia, a cada poucos segundos. O pulso dá um choque em qualquer animal que toca a cerca. Uma central de controle canaliza o pulso de energia por ela e ajusta a tensão da corrente. Um aparelho de teste é usado para medir a tensão nos fios da cerca e na caixa de força para solucionar problemas. Testes para cercas elétricas têm um gancho no topo, para serem pendurados na fiação, uma peça de cobre para aterramento e medidores para mostrar a intensidade da corrente elétrica.

Instruções

Cercas elétricas usam isoladores nos postes, para que não haja curto-circuito (fence post image by Warren Rosenberg from Fotolia.com)

    Testando a cerca

  1. Pressione a sonda de cobre no testador pelo menos a 7,5 cm do chão, perto da linha da cerca. Retire as mãos da sonda de cobre, com a peça diretamente no chão.

    Loading...
  2. Pendure o clipe de metal do testador em um fio da cerca. Ele tem a forma de um número sete, assim ele pode ser movido livremente em uma cerca de arame. O "display" LED mostra a tensão presente na área da medida.

  3. Segure o testador em sua base e erga a peça inteira, para interromper o contato, e remova-o da cerca. Não toque no clipe de metal com as mãos, pois isso pode resultar em uma lesão significativa.

  4. Segure a sonda de cobre e puxe-a do chão.

    Testando o controle central

  1. Coloque uma chave de fenda no terminal "terra" no controlador depois de desligar a alimentação. Gire o parafuso duas vezes no sentido anti-horário, para soltá-lo. Puxe o fio terra por baixo do parafuso. Repita esse processo até o fio do terminal "cerca".

  2. Gire o controlador de cerca para a posição "ligado".

  3. Toque a sonda de cobre no testador da cerca no terminal "terra" e o gancho sobre o terminal "cerca" do controlador ao mesmo tempo. Não segure a sonda ou o gancho diretamente ao fazer isso. Segure o testador no meio, perto do LED. A voltagem associada com cada LED está impressa no corpo do lado de cada luz. Ela varia de 625 a 5.000 volts.

  4. Puxe o testador longe do controlador da cerca. Substitua os fios do terminal do chão e da cerca sob os parafusos em cada terminal. Aperte os parafusos em sentido horário.

Loading...

O que você precisa

  • Chaves

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...