Como testar o estator da motocicleta Honda CB750

Escrito por michelle schaefer | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como testar o estator da motocicleta Honda CB750
O sistema de carregamento da Honda CB750 consiste em uma bateria e um alternador trabalhando juntos, para manter o sistema elétrico da moto funcionando (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

O sistema de carregamento da Honda CB750 consiste em uma bateria e um alternador trabalhando juntos para manter o sistema elétrico da moto funcionando. O alternador é composto por duas partes, o estator e o rotor. O estator é formado por três bobinas enroladas em torno de um anel de ferro e permanece estacionário enquanto um rotor eletromagnético é girado pela energia do motor dentro do anel de ferro. Essa ação induz a energia elétrica para a moto. Diagnosticar uma suspeita de problema em um estator é um trabalho rápido e fácil.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Multímetro digital

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Ligue o motor e deixe-o na temperatura normal de funcionamento. Desligue-o e retire a tampa do lado esquerdo, puxando-a suavemente para fora dos olhais de borracha.

  2. 2

    Desconecte o conector elétrico do alternador, localizado sob a tampa do lado esquerdo. Ele poderá ser identificado por um único conector de cinco fios, com três amarelos, um preto e um branco.

  3. 3

    Verifique a continuidade com um multímetro digital entre cada terminal amarelo que conduz ao alternador. Coloque uma sonda do multímetro em um fio amarelo e coloque a outra ponta em qualquer um dos dois fios restantes. A resistência especificada entre cada um deles será de 0,41-0,51 ohms. Substitua o estator, se qualquer leitura entre os fios amarelos não mostrar continuidade, pois a falta dela indica um rolamento quebrado.

  4. 4

    Verifique a continuidade entre os terminais dos cinco fios e do chão. Coloque uma das pontas do multímetro em uma estrutura de aterramento e coloque a outra ponta em cada um dos cinco fios alternadamente. Substitua o estator, se qualquer um dos terminais mostrar continuidade com o chão, pois isso indica um fio em curto no interior do estator.

  5. 5

    Reconecte o conector de cinco fios e recoloque a tampa do lado esquerdo após todos os reparos serem concluídos.

Dicas & Advertências

  • Sempre inicie qualquer verificação de diagnóstico elétrico com uma bateria totalmente carregada.
  • Os gases de exaustão das motos são tóxicos. Trabalhe apenas em uma área bem ventilada.
  • Os tubos de escape das motos tornam-se extremamente quentes durante e algum tempo depois do funcionamento do motor. Entrar em contato com eles com a pele exposta poderá causar queimaduras graves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível