Computadores e eletrônicos

Como testar os fios de um plug com multímetro?

Escrito por jack hathcoat | Traduzido por dimitrios meimaridis
Como testar os fios de um plug com multímetro?

Escolha a opção para ohms no multímetro

polimetro image by ANTEQUERANUS from Fotolia.com

Testar os cabos de vela com um multímetro é uma boa forma de verificar se eles estão em bosa condições de funcionamento. O mal funcionamento desses cabos resultará em problemas para o carro que pode hesitar, parar e até morrer, especialmente, se estiver subindo uma ladeira ou carregando peso. Caso o funcione mal em dias de chuva, isso pode significar um problema nos cabos de vela. Utilizando um multímetro, você pode verificar se os cabos estão aptos a passarem a voltagem necessária para a vela de ignição, mas uma inspeção do equipamento de isolamento e das capas da vela de ignição também é necessária.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Multímetro
  • Fita métrica
  • Lubrificante para cabo vela

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Instruções

  1. 1

    Remova os cabos que serão testados. Examine cuidadosamente se é um cabo de carbono, que é utilizado na maioria dos carros. Esse tipo de cabo perde a sua consistência com o passar do tempo graças ao calor e pode acabar parando de funcionar. Procure por desgastes, rachaduras ou falhas no isolamento. Se for um cabo importado, ele pode ter um design com bobina. Ela cria um campo indutivo ao redor do cabo que contém interferência. Procure por possíveis problemas físicos.

  2. 2

    Defina o multímetro para a escala apropriada para o fio. Um bom fio doméstico apresentará uma marcação de 12,000 ohms por cada 30 cm de comprimento. O cabo de vela é um modelo de alta precisão e apresentará números entre 4,000 e 5,000 ohms por cada 30 cm de comprimento. Procure no manual da vela para saber exatamente qual é o seu tipo de cabo. Teste o cabo de ponta a ponta com as pinças neutras do multímetro. Essa leitura não será importante para esse teste: coloque cada pinça e uma das pontas do cabo. Anote a leitura.

  3. 3

    Lubrifique a parte interna do cabo de vela antes de montá-la na vela de ignição. O calor queima o isolador de porcelana e pode dificultar a sua retirada. Lubrificantes como esse podem ser encontrados em qualquer loja de partes automotivas. Troque qualquer cabo com defeito antes de instalá-lo. Se dois ou mais cabos apresentarem problemas enquanto o veículo estiver sendo testado, compre e instale um kit novo.

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