×
Loading ...

Como testar o funcionamento da rede com o comando "ping"

Atualizado em 17 abril, 2017

Arquivos de lote do Windows podem fazer com que se economize tempo, automatizando processos repetitivos. Um programa "batch" nada mais é do que um arquivo contendo comandos do Windows. Um comando útil é o que verifica o status de computadores remotos. Os computadores podem estar conectados a uma rede ou à própria internet. Para testar o funcionamento da rede, pode usar o comando "ping" nos endereços de IP do computadores. Automatize esse processo através da criação de um programa simples de arquivo de lote.

Instruções

Automatize processos e economize tempo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Abra o Bloco de Notas e crie um novo documento.

    Loading...
  2. Digite os múltiplos endereços de IP que deseja testar. Posicione cada um em uma linha diferente. Como exemplo, sua lista deve ficar assim:

    191.111.222.30 191.210.333.41

  3. Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar como" para abrir a janela com opções.

  4. Digite um nome para o documento, tal como "Meus IPs" e clique em "Salvar". O Bloco de Notas irá salvar o documento como um arquivo de texto.

  5. Clique em "Arquivo" e selecione "Novo". O Bloco de Notas irá criar um novo documento, em branco.

  6. Adicione a linha seguinte ao documento:

    For /f %%v in (c:\NomedaPasta\NomedoArquivo.txt) do ping %%v

    Substitua "NomedaPasta" pelo nome da pasta onde salvou o arquivo de texto, contendo o endereço de IP. E substitua "NomedoArquivo.txt" pelo nome do referido arquivo.

  7. Clique em "Arquivo" e selecione "Salvar como" para abrir a janela com opções.

  8. Coloque "xyz.bat" na caixa de "Nome do arquivo". Substitua "xyz" por qualquer palavra que identifique o caso. Por exemplo, "Teste da Rede.bat". Clique em "Salvar". O Windows irá salvar o documento como um arquivo de lote.

  9. Abra o Windows Explorer e localize o arquivo "batch" salvo. Dê um duplo clique. O Windows irá executar o código contido no referido arquivo e testar o funcionamento da rede em relação aos endereços de IP listados no respectivo documento. Visualize os resultados na janela de "Comando" que irá se abrir.

Loading...

Dicas

  • Para salvar os resultados em um arquivo de texto, troque o código no arquivo lote para "For /f %%v in (c:\NomedoArquivo.txt) do ping %%v >> Resultado.txt". Substitua "Resultado.txt." por qualquer outro nome, se desejar. O resultado do teste irá para o arquivo então gerado em vez da janela do "Comando". Visualize o arquivo do resultado no Bloco de Notas ou em qualquer outro Editor de Texto.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...