×
Loading ...

Como testar um fúsivel térmico para encontrar problemas

Em eletrodomésticos, um fusível térmico é um componente de segurança que desliga o fluxo de eletricidade para os mecanismos de aquecimento do aparelho, quando este aquece a níveis perigosos. Se o seu eletrodoméstico de repente parou de aquecer, um fusível térmico queimado é a primeira e mais provável causa do ocorrido. Pelo fato da falta de calor também poder sinalizar um problema com o elemento de aquecimento ou o motor do aparelho, o melhor é realizar alguns testes antes de substituir o fusível térmico.

Instruções

Um fusível térmico é uma parte íntegra de alguns eletrodomésticos (fuse image by Alison Bowden from Fotolia.com)

    Acesso ao fúsivel térmico

  1. Desligue o eletrodoméstico da fonte de energia antes de desmontá-lo. Certifique-se de que toda a electricidade ou o gás que vai até o aparelho foi desligado, antes de prosseguir para a próxima etapa.

    Loading...
  2. Descubra onde o fusível térmico está posicionado no eletrodoméstico em questão. A localização do fusível não é padronizada entre as marcas e modelos. Consulte o manual do usuário ou entre em contato com o fabricante para determinar a localização exata do fusível térmico no eletrodoméstico. Esses fusíveis são comumente localizados atrás do painel inferior ou do painel de acesso traseiro.

  3. Retire o painel de acesso apropriado para revelar o fusível térmico no eletrodoméstico. Se estiver acessando o fusível através do painel inferior, utilize uma betumadeira para aplicar pressão sobre os grampos que prendem o painel e remova-o. Para acessar o fusível através do painel traseiro do aparelho, remova os parafusos que prendem o painel.

  4. Identifique o fusível térmico em seu aparelho. Ele é um componente de plástico branco com dois fios ligados.

    Teste de diagnóstico

  1. Pegue os dois fios ligados ao fusível térmico e junte-os utilizando uma fita para isolá-lo, enquanto realiza o teste de diagnóstico rápido. Esse teste o ajudará a descobrir se o fusível está realmente causando o problema no eletrodoméstico.

  2. Remonte o eletrodoméstico invertendo as instruções na seção 1. Ligue-o de volta na tomada e, se for o caso, ligue a alimentação de gás.

  3. Configure o eletrodoméstico para executar um ciclo aquecido de modo que se possa determinar se o fusível térmico está funcionando corretamente. Se o aparelho parece estar funcionando corretamente com o fusível térmico isolado, ele está com defeito e deve ser substituído o mais rápido possível. Se o aparelho ainda não funciona, solucione os problemas de outros componentes para encontrar a fonte do problema.

    Teste do multímetro

  1. Disconecte os dois fios que estão conectados ao fusível térmico do eletrodoméstico.

  2. Ajuste o multímetro digital, às vezes chamado de um ohmímetro, para a configuração Rx1, para que ele meça a resistência.

  3. Toque as pontas do multímetro em cada lado do fusível térmico do aparelho e observe a reação da agulha. Se ela se mover sobre o "0", o fusível térmico ainda está conduzindo electricidade para os mecanismos de aquecimento do aparelho e não necessita ser substituído. Se a agulha não se move, o fusível está ruim e deve ser substituído imediatamente.

Loading...

Dicas

  • Se o fusível térmico está com defeito, você pode comprar um novo do próprio fabricante ou em uma loja de peças.

Aviso

  • Solucionar os problemas de seu próprio aparelho pode anular a garantia do fabricante. Contacte o fabricante do aparelho para informações adicionais sobre a garantia e o reparo.
  • Não continue a utilizar o seu aparelho com o fusível térmico isolado. Depois de realizar o teste de diagnóstico rápido retire a fita isolante dos fios e substitua o fusível térmico defeituoso.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Betumadeira
  • Fita isolante
  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...