Como testar o módulo e as bobinas de ignição em um motor de dois tempos

Escrito por tom lutzenberger | Traduzido por bruno queiroz
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A bobina de ignição ou o módulo de um motor de dois tempos controla a força da ignição e a transforma em eletricidade para carregar a bateria. Quando os dois começam a falhar, geralmente é porque as unidades foram queimadas. Com isso, o motor deixará de funcionar ou funcionará mal. Teste as unidades envolvidas utilizando algumas ferramentas elétricas para avaliar se a peça ainda funciona, já que a maioria dos módulos e bobinas é selada com peças não duráveis.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Multímetro

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Instruções

  1. 1

    Desconecte a tampa da vela de ignição. Retire cuidadosamente o eletrodo da vela ligada à bobina de ignição pela trava que o mantém preso ao motor. Puxe-o para fora da bobina onde está inserido (normalmente só está empurrado em cima de um parafuso na bobina).

  2. 2

    Use uma chave de fenda para desconectar a unidade da bobina do seu cinto ou suporte no motor. Coloque os parafusos de fixação ao lado. Remova com cuidado a bobina do seu suporte e, em seguida, os fios do motor e do veículo da própria bobina.

  3. 3

    Conecte as extremidades do multímetro nas conexões da bobina, sendo uma na entrada e outra no terra, e teste a resistência elétrica do sistema. Substitua a bobina por uma nova caso a leitura resulte em infinito ou zero. Isso significa que não há resistência e que a unidade está queimada.

  4. 4

    Aproveite o novo módulo ou a nova bobina e reconecte-os ao suporte do motor. Insira um novo eletrodo da vela após ter conectado a tampa dela em uma extremidade. Insira a outra extremidade no encaixe para os fios da bobina. Reconecte a tampa das velas de ignição.

Dicas & Advertências

  • Se uma bobina nova para seu motor de dois tempos for barata, é melhor substituí-la do que tentar fazer com que a velha volte a funcionar.
  • Não basta puxar os fios elétricos das conexões da bobina. Muitas vezes os fios de motores de dois tempos são antigos e irão quebrar ou romper caso sejam puxados com força. Tente puxar o conector dos fios primeiro para depois retirá-los.

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