Mais
×

Como testar a normalidade de dados no SPSS

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Programa de Estatísticas para Ciências Sociais (SPSS, em inglês) é projetado para pesquisas qualitativas em disciplinas como Psicologia, Comunicação e Sociologia. Ele permite que pesquisadores desenvolvam vários testes, como o teste Z, o teste T, o teste Chi-quadrado e os de normalidade. É importante que os dados sejam testados, para se certificar de que são normais (ou seja, não há grande quantidade de anomalias estatísticas), antes de uma análise mais aprofundada e da criação de informações baseadas neles.

Instruções

Faça seus testes estatísticos rapidamente utilizando o SPSS (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Clique no botão "Analyze" (Analisar), em "Descriptive Statistics" (Estatística descritiva) e em "Explore" (Explorar), no menu que aparecerá, para abrir a janela Explore.

  2. Clique e arraste as variáveis que deseja estudar para a caixa "Dependent list"(Lista de dependentes).

  3. Clique em "Statistics" (Estatísticas). Certifique-se que apenas a opção "Descriptives" (descritiva) está selecionada e o intervalo de confiança é de 95%(ou menor se desejar), então clique em "Continue".

  4. Clique em "Plots" (Plotar). Certifique-se de que a opção "Normality plots" (Plotar a normalidade) está selecionada e clique em "Continue".

  5. Clique em "OK" para gerar os dados provenientes das variáveis. Clique no ícone "Output" (Saída) que aparecerá e role para baixo, até "Test of Normality" (Teste de normalidade), para ver os resultados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article