Mais
×

Como testar o pH no concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Assim como qualquer outro material, o concreto tem um nível de pH que pode variar do ácido ao alcalino. Assim que ele é misturado, seu pH tende a ser extremamente alcalino, havendo uma mudança conforme ele endurece e ao entrar em contato com elementos naturais. Complicações podem ocorrer se os níveis de pH estiverem muito altos, uma dificuldade notável na instalação de pisos. Um teste de pH pode ajudar a determinar se mudanças devem ser feitas no concreto antes que a instalação do piso novo ocorra.

Instruções

O pH do concreto deve ser testado antes de utilizá-lo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lixe um trecho de aproximadamente 30,5 centímetros do chão de concreto com uma lixadeira elétrica e lixa grossa 200. Uma camada bem fina do concreto, com não mais que 1,6 milímetros de espessura, deve ser removida da superfície para a retirada de qualquer impureza que posse afetar os resultados do teste. Você pode lixar manualmente o concreto se você não tiver acesso a uma lixadeira elétrica.

  2. Varra o pó do concreto com uma vassoura ou aspirador de pó.

  3. Segure um lado da fita de teste de pH contra a superfície do concreto lixado.

  4. Pingue uma gota de água destilada -- que deve estar incluída no kit de teste -- na tira de pH. A fita deve estar pressionada contra o concreto para que se obtenha os resultados.

  5. Compare a cor resultante da tira com o guia de cores de pH incluído no kit de teste.

Aviso

  • Não use água da torneira na fita de teste.

O que você precisa

  • Lixadeira elétrica
  • Lixa grossa 200
  • Vassoura
  • Kit de teste de pH
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article