×
Loading ...

Como testar pilhas em casa

Com a portabilidade cada vez maior de itens caseiros, muitos deles fazem uso de pilhas. Você precisará de um testador de pilhas ou multímetro para testar a quantidade de carga restante nessa bateria. Esse processo é útil quando se está analisando um dispositivo que não funciona, determinando assim se o problema está no aparelho ou na pilha. O processo também é útil para testar os modelos recarregáveis e descobrir se é necessário recarregá-las naquele momento.

Instruções

É possível testar pilhas com um multímetro (multimeter image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Determine a voltagem da pilha. Ela estará impressa em algum lugar nela própria; a maioria tem 1,5 volts.

    Loading...
  2. Ligue o seu multímetro ou testador de pilhas. Caso opte pelo primeiro, você terá que mudar as configurações para que ele leia "DC" (Corrente direta).

  3. Descubra qual o polo positivo (+) e o negativo (-) da pilha. Você verá o sinal de identificação correspondente nas extremidades da pilha.

  4. Faça com que os polos positivos do aparelho e da pilha se toquem. Em geral, no aparelho, ele costuma ser da cor vermelha.

  5. Faça com que os polos negativos do aparelho e da pilha se toquem. Em geral, no aparelho, ele costuma ser da cor preta.

  6. Leia o número que aparece no medidor. Ele medirá quantos volts restaram na pilha. Caso o número seja menor do que 20% do total impresso na pilha, ela deve ser substituída.

Loading...

O que você precisa

  • Testador de pilha ou multímetro.

Referências

Loading ...
Loading ...