×
Loading ...

Como testar uma porta no Terminal do Linux Ubuntu

Atualizado em 17 abril, 2017

Todos os computadores conectados à internet e a maioria dos computadores conectados em redes locais rodam o Protocolo de Internet (IP) para comunicarem-se entre si. Os protocolos mais comuns de IP implementam o conceito de "porta": um número que, combinado com o endereço de rede, identifica completamente um programa sendo executado naquele computador. Você pode determinar qual (se existir algum) programa está sendo executado em uma determinada porta e em um determinado endereço da linha de comando disponibilizada por um Terminal no Linux Ubuntu. Isso é comumente chamado de "testar" ou "pingar" a porta.

Instruções

Você pode descobrir qual programa está sendo executado em uma porta remota (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Entre em um computador que esteja conectado pela rede ao computador no qual quer testar a conectividade da porta. Execute uma sessão de Terminal clicando em "Aplicações", selecionando "Acessórios" e depois "Terminal".

    Loading...
  2. Digite o seguinte comando no Terminal:

    nmap -p 80 nome.dominio.com

    Troque "80" pelo número da porta que quer testar e "nome.dominio.com" pelo nome qualificado da máquina em que a porta está. Pressione "Enter".

  3. Procure na saída do "nmap" o resultado do teste da porta. Se a porta está listada como "fechada", não existe um programa sendo executado naquela porta. Se não, "nmap" irá listá-la como "aberta" e fará uma conjetura (geralmente boa) sobre o programa específico que está sendo executado na porta. Ela será exibida sob a coluna "SERVIÇO".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...