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Como testar um relé automotivo

Atualizado em 19 julho, 2017

Um relé automotivo é um tipo de interruptor de controle remoto. Ele é operado magneticamente e usado para controlar circuitos elétricos, como bombas de gasolina, motores de condicionadores de ar e ventiladores de radiadores, de um local distante. Mas esses componentes usam contatos mecânicos flexíveis que se gastam ou queimam, impedindo que a corrente chegue aos circuitos elétricos. Felizmente, um relé automotivo é fácil de ser testado. Solucione o problema de qualquer relé no carro e descubra se é realmente necessário trocá-lo.

Instruções

O relé automotivo é um tipo de interruptor de controle remoto (Photo courtesy of Leonard G. at Commons Wikimedia.org.)
  1. Encontre o relé que deseja testar. Dependendo do circuito que ele controla, pode estar localizado sob o painel ou dentro do compartimento do motor, em uma caixa de junção.

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  2. Se necessário, ligue a ignição para energizar o circuito específico que está testando.

  3. Conecte o clipe jacaré da luz de teste à qualquer aterramento do veículo. Analise o fio que sai do relé e vai até o componente com a ponta da luz de teste. Se ela acender é porque há tensão, portanto, o relé está funcionando adequadamente.

  4. Analise o fio ou os fios que fornecem tensão para o relé com a luz de teste, seguindo o mesmo procedimento do passo anterior. Se a luz acender, há tensão. Se não, o relé não está recebendo tensão e o próximo passo é checar a fonte de energia.

  5. Desligue a ignição. Retire o relé do conector elétrico e tome cuidado para não quebrar as travas dele.

  6. Identifique os terminais de alimentação e controle do relé. Alguns mostram um diagrama do circuito no topo do encapsulamento para facilitar esta tarefa.

  7. Verifique a continuidade entre os dois terminais de alimentação com o ohmímetro. Não deve haver continuidade e, se há, o relé deve ser substituído.

  8. Conecte um fio de jumper entre o terminal positivo da bateria e em um dos terminais de controle do relé. Com outro jumper, ligue o terminal de controle restante ao terra. Se não escutar um clique quando fizer a segunda conexão, inverta-as. Se ainda assim não escutar, substitua o relé.

  9. Conecte os jumpers como no passo anterior. Utilizando um ohmímetro, verifique se há continuidade entre os dois terminais de alimentação. Se houver, o relé está funcionando adequadamente. Caso contrário, substitua-o.

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Dicas

  • O manual de serviço do veículo mostra códigos de cores para identificar os fios de alimentação e controle de qualquer relé específico e ajudar na sua localização. Pode-se comprar esse manual na maioria das lojas de autopeças ou consultá-los de graça em uma biblioteca pública local.

O que você precisa

  • Luz de teste de alta impedância
  • Ohmímetro
  • 2 fios de jumper
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