Como testar um relé de seta com três polos

Escrito por cristian vera | Traduzido por luiz henrique amaral alves
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Como testar um relé de seta com três polos
Sempre verifique os sistemas de sinalização do seu veículo para sua segurança (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os relés de seta controlam a operação das luzes de seta e do pisca-alerta em muitos carros e motocicletas. Quando este relé se danifica, pode acontecer algum dos seguintes sintomas: as luzes de seta e o pisca-alerta podem ficar fracos, o relé pode emitir um zumbido, as luzes não piscam, a luzes piscam mas não se apagam completamente ou então piscam mais rápido do que o normal. Se seu veículo apresenta algum destes sintomas, será uma boa ideia testar o relé após verificar se não há alguma lâmpada queimada, já que o sistema é propenso a falhas eventuais e depende de uma carga específica para operar adequadamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Multímetro
  • Bateria de 12 volts, podendo ser de carro ou motocicleta
  • Lâmpada de teste
  • Lâmpada de 12 volts semelhante à utilizada na seta
  • 45 cm de fio, com 3 mm de calibre ou mais grosso, com as duas extremidades desencapadas em aproximadamente 0,5 cm
  • 45 cm de fio, com 3 mm de calibre ou mais grosso, com uma das extremidades desencapadas em aproximadamente 0,5 cm e a outra em 5 cm.
  • Três garras jacaré

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Instruções

  1. 1

    Identifique os terminais. Os relés de seta possuem um terminal de alimentação de energia, normalmente rotulado como "B" para a bateria, um terminal de carga rotulado como "L" e um terminal para o painel ou indicador do painel, rotulado "P". O diagrama de circuitos está normalmente impresso em sua carcaça para facilitar a identificação. Se eles não estiverem rotulados, use o multímetro para descobrir qual polo ou terminal está aberto em repouso. Por exemplo, se a resistência for infinita em relação aos outros, este é o terminal "P". Os outros dois são intercambiáveis entre si.

  2. 2

    Conecte o fio da lâmpada de teste entre o terminal "P" e o polo negativo da bateria.

  3. 3

    Usando o fio de teste que tem as duas pontas desencapadas igualmente, com uma garra jacaré em cada ponta, conecte o terminal "B" ao polo positivo da bateria.

  4. 4

    Enrole a ponta maior desencapada do segundo fio de teste ao redor da base da lâmpada de teste, torcendo-o para fixá-lo e conecte a ponta desencapada menor ao polo "L" utilizando a terceira garra jacaré.

  5. 5

    Encoste o polo central da lâmpada de teste na bateria. Com isto, o conjunto deverá funcionar, fazendo com que tanto a lâmpada de teste quanto a lâmpada enrolada com o fio, pisquem. Elas deverão piscar mais rápido do que o normal já que a lâmpada de teste representa somente metade da carga aplicada ao relé. Se as duas lâmpadas piscarem a intervalos regulares, o relé está funcionando normalmente. Do contrário, a peça necessitará ser trocada.

Dicas & Advertências

  • Tenha cuidado sempre que lidar com eletricidade. Utilize luvas isolantes para se proteger.
  • Assegure-se de que todas as conexões elétricas estejam firmes e não estejam tocando em alguma superfície condutora. Uma toalha limpa ou um pedaço de pano grosso servem como bons isolantes.

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