×
Loading ...

Como testar sprinklers e sistemas de alarmes de incêndio

Atualizado em 17 abril, 2017

Tragédias podem ser prevenidas simplesmente testando os sistemas de alarme e sprinkler (chuveiros automáticos). De acordo com a U.S. Consumer Product Safety Commission, a maioria das vítimas morre por inalar fumaça e gases tóxicos, e não queimadas. Além disso, dizem que o risco de morrer em casa e construções sem um detector de fumaça é duas vezes mais alto. É bom checar o equipamento anualmente para ter certeza de que ele esteja funcionando.

Instruções

Verifique o sistema de alarme de incêndio anualmente para ter certeza de que esteja funcionando corretamente (fire detector on ceiling image by StarJumper from Fotolia.com)

    Sistema de sprinkler

  1. Observe o estado físico de cada cabeça de sprinkler. Veja se não tem objetos presos ou pendurados e certifique-se de que as aberturas não estejam cobertas com tinta ou outras coisas. A água não deve ser obstruída, então remova qualquer objeto de perto dos chuveiros.

    Loading...
  2. Projete os equipamentos nos cômodos que contenham sprinklers. Remova equipamentos eletrônicos de valor e desligue utilidades como extensões para evitar o risco de mau funcionamento. Além disso, cubra os móveis para garantir que não ocorram danos durante o teste.

  3. Notifique sua companhia de monitoramento de alarme e os bombeiros. Informe que testará os sistemas de incêndio na casa. Depois de testar, avise-os novamente que acabou.

  4. Localize a papelada e manuais de operação que vêm com o sistema de sprinkler. As companhias providenciam instruções específicas para o teste. Siga passo a passo as instruções.

  5. Contacte um técnico de sprinkler, ele poderá ajudar se você perder os papéis originais ou se as instruções insistirem que um profissional seja contratado. Ele testará a existência de bloqueios nos canos de água e verificará se está tudo regularizado.

    Sistema de alarme de incêndio

  1. Localize os detectores de fumaça no teto de um cômodo. Usando uma escada, suba até alcançar confortavelmente o detector com as mãos.

  2. Pressione diretamente o botão "Teste" por alguns segundos até sair som dos detectores.

  3. Gire a unidade no sentido anti-horário da base do teto e deixe que caia. Em seguida, remova a tampa para expor a bateria. Troque a bateria duas vezes ao ano.

Loading...

O que você precisa

  • Escada

Referências

Loading ...
Loading ...