Computadores e eletrônicos

Como testar transistores NPN e PNP

Escrito por gareth downes-powell | Traduzido por marcelo couto
Como testar transistores NPN e PNP

Os transistores são tão comuns que podem ser encontrados em quase todos dispositivos eletrônicos

transistors image by Claudio Calcagno from Fotolia.com

Transistores são semicondutores utilizados como amplificadores ou chaves eletrônicas. Eles são feitos em dois tipos padrões, NPN e PNP, que se referem à configuração das camadas dos materiais semicondutores usados na sua fabricação. Os transistores possuem três conexões -- a base, o emissor e o coletor. Para um transistor NPN, o componente fica ativo quando a base está em um nível alto, com relação ao emissor. O transistor PNP fica ativo quando a base está em um nível baixo, com relação ao emissor. Esses componentes podem ser testados com um multímetro, que verifica se estão funcionando corretamente e ajuda a identificar suas conexões.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Multímetro digital

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque etiquetas com os números 1, 2 e 3 nos terminais do transistor que será testado, da esquerda para direita. Isso é usado como um guia somente para fins de teste, não são as conexões reais.

  2. 2

    Usando a configuração do teste de diodo no multímetro digital, conecte a ponteira vermelha positiva e a preta negativa nos terminais do transistor na seguinte ordem, e anote a saída mostrada no multímetro: 1 Positivo - 2 Negativo 2 Positivo - 1 Negativo 1 Positivo - 3 Negativo 3 Positivo - 1 Negativo 2 Positivo - 3 Negativo 3 Positivo - 2 Negativo Cada uma das três conexões deve ser testada e cada teste deve ser feito com as duas ponteiras invertidas. O multímetro mostrará ou "OL", que indica circuito aberto, ou uma medida de tensão, que indica a tensão da junção do transistor.

  3. 3

    Analise os resultados. Quando o teste estiver completo, as saídas devem ser parecidas com essas: 1 Positivo - 2 Negativo - OL 2 Positivo - 1 Negativo - OL 1 Positivo - 3 Negativo - 0.675 volts 3 Positivo - 1 Negativo - OL 2 Positivo - 3 Negativo - 0.635 volts 3 Positivo - 2 Negativo - OL As únicas leituras positivas são entre os pinos 1 e 3, e 2 e 3. A junção base-emissor sempre terá a maior leitura -- 0.665 volts, no exemplo -- e a junção coletor-base possui a menor leitura, 0.635 volts.

  4. 4

    Identifique os terminais. Encontre o terminal comum em duas leituras. No passo 3, ele é o terminal 3. Essa é a base do transistor, o que significa que o terminal 1 é o emissor e o terminal 2, o coletor. Como as leituras de tensão foram obtidas quando o terminal 3, a base, estava conectado à ponteira negativa, o transistor é do tipo PNP. Se a base estivesse ligada à ponteira positiva quando as leituras foram feitas, o transistor seria do tipo NPN.

Dicas & Advertências

  • Se os resultados obtidos não forem similares aos mostrados acima, como duas leituras de tensão e quatro leituras de circuito aberto, isso indica que o transistor está danificado.
  • Se o transistor fizer parte de um circuito elétrico, deve ser anteriormente dessoldado e removido, para conseguir resultados válidos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media