O que é o teste de Tukey HSD?

Escrito por damon verial Google | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o teste de Tukey HSD?
Desafios dos projetos experimentais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Projetos experimentais incluem vários tipos de testes. Antes de executar um experimento, um pesquisador deve projetar o experimento, incluindo os testes que ele deseja usar no processo de análise dos dados após o teste. Em algumas circunstâncias, a análise dos dados indica que pode haver algumas informações interessantes que não podem ser analisados ​​por meio de ensaios pré planejados. Nesse caso, o teste de Tukey HSD é útil, permitindo que o pesquisador utilize uma pesquisa adicional para o mesmo assunto, após os dados terem sido recolhidos e analisados na execução.

Outras pessoas estão lendo

Post-Hoc

O teste de Tukey é um teste de post-hoc, o que significa que ele é realizado após uma análise de variância (ANOVA). Isso significa que, para manter a integridade, um estatístico não deve realizar o teste de Tukey a menos que uma análise de variância tenha sido realizada. Em estatística, testes de post-hoc são usados ​​apenas para a análise de dados; em adição, estes tipos de testes não são pré-planejados. Em outras palavras, você não deve ter planos de usar teste de Tukey antes de recolher e analisar os dados.

O que é o teste de Tukey HSD?
Limites de uso do teste (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Objetivo

O objetivo do teste de Tukey HSD é determinar quais os grupos da amostra apresentaram diferença. Enquanto ANOVA pode mostrar ao pesquisador se os grupos da amostra são diferentes, não se pode elencar ao pesquisador que grupos apresentaram diferença. Isto é, se os resultados da ANOVA são positivos, no sentido de que eles afirmam que há uma diferença significativa entre os grupos, a questão torna-se óbvia: qual dos grupos nesta amostra diferiram significativamente? Não é provável que todos os grupos apresentem diferenças, quando comparados uns com os outros, apenas um grupo que tem diferenças significativas. O teste HSD de Tukey pode esclarecer para o pesquisador que grupos da amostra possuem diferenças significativas.

O que é o teste de Tukey HSD?
O teste de Tukey auxilia o pesquisador (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Procedimento

O teste de Tukey funciona através da definição de um valor conhecido como a diferença significativa Honest (HSD). Este valor é o número que atua como uma diferença entre os dois grupos. É calculado pelo seguinte procedimento: Divida o erro quadrático médio a partir da análise da variância pelo número total de pontos de dados para um dado grupo. Tire a raiz quadrada do valor resultante. Finalmente, multiplique este resultado pela estatística gama "studentized" (você pode procurar essa estatística em uma tabela fornecida por praticamente todos os livros didáticos projeto experimental). Este resultado representa a diferença significativa "honesta" e representa a distância mínima entre os dois grupos que tem que existir antes que a diferença entre os dois grupos e é para ser considerado estatisticamente significativo.

O que é o teste de Tukey HSD?
Procedimento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Robustez

Como outros testes post-hoc, o teste de Tukey HSD é fraco. Isto significa que, se um teste da diferença de dois meios específicos foram projetados antes da coleta dos dados, isso provavelmente produziria resultados mais significativos que o teste de Tukey. Post-hoc testes são conservadores por natureza, por isso, independentemente do que os dois grupos o teste de Tukey HSD está olhando, ele sempre será mais fraco do que os testes pré-planejados, erra pelo fato de não rejeitar a hipótese inicial de que as médias dos grupos são iguais.

O que é o teste de Tukey HSD?
Desvantagens do teste (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível