Testes de aptidão mecânica

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por mariana yonamine
Testes de aptidão mecânica
Muitos empregadores usam testes de aptidão mecânica na seleção de funcionários potenciais (taking test image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Os testes de aptidão mecânica (TAMs, ou em inglês MATS - mechanical aptitude tests) medem a habilidade de entender princípios físicos e mecânicos. Os resultados podem ser usados para determinar as possibilidades de ser contratado ou potencial de desenvolvimento. Os TAMs envolvem compreensão de alavancas e roldanas, molas e circuitos elétricos e de ferramentas e aritmética e geometria básica. Os testes mais comuns são o Teste de Compreensão Mecânica Bennett e o Teste Wiesen de Aptidão Mecânica. Algumas empresas desenvolveram seus próprios testes para medir conhecimento específico necessário para um trabalho.

Teste de Compreensão Mecânica Bennett

O Teste de Compreensão Mecânica Bennett (BMCT, do inglês Bennet Mechanical Comprehension Test) é um exame de múltipla escolha que consiste em 68 questões aplicadas em um período de 30 minutos. Ele pode ser combinado com um teste de destreza com ferramentas de mão, e é o mais antigo dos TAMs mais utilizados. É usado para identificar conhecimento de funcionamento e compreensão conceitual de trabalhos industriais, mecânicos e técnicos. O BMCT pode ser aplicado individualmente ou em um ambiente de grupo. Ele pode ser administrado online ou por escrito em papel. O teste foi desenvolvido para indivíduos que tenham habilidades de leitura do nível da 6ª série, mas um componente em áudio também está disponível. Nesse teste, o movimento de partes mecânicas de duas e três dimensões deve ser visualizado. O raciocínio mental deve então ser usado para determinar como uma parte pode se mover ou como muitas partes podem se mover ao mesmo tempo.

Testes de aptidão mecânica
Você deve visualizar como diferentes componentes mecânicos se movem (mechanical gears and cogs image by patrimonio designs from Fotolia.com)

Teste de Aptidão Mecânica Wiesen

Um teste mais novo é o Teste de Aptidão Mecânica Wiesen (WTMA – do inglês Wiesen Test of Mechanical Aptitude). Esse teste de 30 minutos e 60 itens foi desenvolvido para o nível de leitura da 6ª série e está disponível em Inglês e Espanhol. Ele foi desenvolvido para minimizar o viés de gênero e raça. Tanto o WTMA quanto o BMCT comparam os resultados dos testes com uma classificação de pontuações e percentuais associados com trabalhadores de ocupações específicas.

Testes de aptidão mecânica
O WTMA minimiza as diferenças de gênero e étnicas (group of business men and women image by Steve Johnson from Fotolia.com)

Teste de Aptidão Mecânica da Corporação Ramsay

A Corporação Ramsay desenvolveu esse TAM para medir especificamente o potencial de uma pessoa para aprender sobre trabalhos de produção e manutenção, em vez de medir seu conhecimento sobre funcionamento. Ele foi projetado para selecionar funcionários para estágios e programas de "trainee". É composto de 36 itens de múltipla escolha e é aplicado em Inglês. O TAM gira em torno de problemas e produtos cotidianos e minimiza diferenças de gênero.

Testes de aptidão mecânica
O testes da Corporação Ramsay medem seu potencial para estágios ou programas de "trainee" (at auto workshop image by Dmitry Goygel-Sokol from Fotolia.com)

Validade dos TAMs

As mulheres tendem a se desempenhar melhor nas partes de destreza manual e discriminação perceptiva do BCMT. Os homens geralmente se saem melhor nas partes de abstração espacial e raciocínio mecânico do teste, de acordo com o site "Testes Personalidade e Aptidão de Carreira" (Personality-And-Aptitude-Career-Tests.com). A diferença entre os gêneros na pontuação do TAM é distintiva e ampla, afirma Michel Hersen, autor de "Comprehensive Handbook of Psychological Assessment: Industrial and Organizational Assessment" (em tradução livre: "Guia Compreensivo de Avaliação Psicológica: Avaliação Industrial e Organizacional"). Ele adverte que tais testes são com frequência desatualizados, altamente especializados e baseado em normas não representativas. Hersen afirma que hão há evidência psicométrica suficiente para apoiar o uso dos TAMs. Não há evidência concreta de que esse tipo de teste pode prever quem será o melhor candidato para uma vaga de emprego, acrescenta o site "Testes Personalidade e Aptidão de Carreira". Uma pessoa formada em física pode se sair muito bem em tal teste e ter um desempenho péssimo no campo se comparado com um trabalhador com baixa pontuação no teste escrito. Como Hersen aponta, alguns TAMs testam conteúdo e habilidades altamente específicos e geralmente não refletem a habilidade mecânica ou potencial desejado para cada trabalho. Em um estudo conduzido em 2001 em Los Angeles pelo Departamento Municipal de Recursos Humanos, os pesquisadores não descobriram relação entre quão bem um indivíduo trabalhava e sua pontuação no teste de habilidade mecânica ou de conhecimentos sobre o trabalho. Independente da pesquisa, os empregadores continuam a usar tais testes para fazer decisões sobre suas contratações, principalmente nos EUA. Conhecer e fazer testes TAM práticos melhorará suas chances de ser empregado e de se desenvolver profissionalmente.

Testes de aptidão mecânica
Fazer testes práticos online aumentará suas chances de ser contratado (Mensch und Computer image by Sven Rausch from Fotolia.com)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível