Mais
×

Testosterona alta em crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

A testosterona é um hormônio presente tanto em homens como em mulheres. Os homens a produzem nos testículos, enquanto nas mulheres isso acontece nos ovários. Geralmente, os níveis de testosterona em meninos são mais altos do que em meninas. Contudo, ambos podem ter níveis mais altos do que o normal.

Meninos e meninas possuem testosterona (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)

Considerações

Os níveis normais de testosterona em meninos abaixo de dez anos de idade são inferiores a 30ng/dL (nanogramas por decilitro). Para meninas nessa mesma idade, esse valor está entre 1 e 12ng/dL.

Efeitos

Alta concentração de testosterona em crianças causa o aparecimento de sinais da puberdade antes dos dez anos de idade, tanto nos meninos como nas meninas.

Causas

As causas dessa alta de testosterona em crianças incluem cânceres nos testículos, ovários ou glândulas adrenais.

Identificação

Para identificar se uma criança está passando por uma alta dos níveis de testosterona, um médico fará um histórico clínico completo e exame físico. Ele também irá pedir um exame de sangue para determinar a concentração do hormônio no sangue.

Tratamentos

Tratamentos para esse problema incluem medicamentos e quimioterapia. Cirurgia é recomendada para as crianças nas quais essa alta hormonal é causada por câncer.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article