Mais
×

Como fazer um teto falso em casa

Atualizado em 17 abril, 2017

Um teto falso, também chamado de teto rebaixado ou suspenso, é um teto secundário instalado vários centímetros abaixo que o teto estrutural de um cômodo. Mesmo que sejam comuns em escolas e escritórios, os tetos falsos podem ser instalados em qualquer cômodo com um espaço em altura adequada. É possível instalar um teto falso sozinho com pouquíssima experiência em construções e algumas ferramentas. O design do teto usa uma estrutura leve, deixando buracos de espaço abertos. Esses espaços são fáceis de preencher com painéis de teto separados.

Instruções

Construa um teto falso em sua casa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça 10 cm abaixo das vigas do teto na parede com uma fita métrica. Marque esse ponto na parede com um lápis. Faça a marca a 15 cm abaixo das vigas do telhado, caso planeje instalar luzes no teto rebaixado.

  2. Segure um giz de linha contra a parede horizontalmente na marca que você fez. Estique a linha ao longo da parede e use um nível para assegurar que esteja reta. Puxe a linha esticada, então passe-a para deixar uma marca de giz.

  3. Repita os Passos 1 e 2 nas paredes restantes do cômodo.

  4. Fixe o molde da estrutura nas paredes ao longo da linha de giz, usando um martelo e pregos. Apare as extremidades do molde com tesouras de chapa para caber nos cantos.

  5. Encaixe os comprimentos dos deslizadores para caber ao longo do comprimento do cômodo. Oriente o comprimento dos deslizadores de forma que eles fiquem perpendiculares às vigas do teto.

  6. Coloque o primeiro deslizador no molde da estrutura no meio do teto. Se as vigas do teto tiverem 3 m de comprimento, o primeiro deslizador deve ser colocado a 1,5 m.

  7. Coloque o restante dos deslizadores no molde em intervalos de 1,2 m.

  8. Insira um parafuso de olho na viga em todos os pontos onde um deslizador estiver abaixo dela. Os parafusos criarão um suporte de suspensão para os deslizadores, então alinhe-os cuidadosamente.

  9. Corte pedaços de fio de 10 cm de comprimento, e mais um extra para amarrar em cada ponta. Prenda um comprimento de fio a cada um dos parafusos de olho. Amarre a outra ponta ao deslizador diretamente abaixo dele.

  10. Insira as ligas cruzadas entre os deslizadores em intervalos de 60 cm. Encaixe-os no lugar. Certifique-se de que as linhas das ligas cruzadas estejam todas retas ou os painéis não se encaixarão adequadamente.

  11. Vire o primeiro painel de lado. Empurre a extremidade menor na primeira abertura na estrutura.

  12. Gire o painel acima da estrutura suspensa e gentilmente abaixe-o até a abertura. O rebordo do painel deve ficar disposto nos deslizadores e ligas cruzadas.

  13. Insira todos os painéis da mesma forma até que a estrutura esteja preenchida.

Dicas

  • Se você quiser inserir uma luminária, trace o formato da montagem dela no painel antes de instalá-lo. Corte o formato com um estilete.

Aviso

  • Não pendure-se na estrutura de teto ou a use para suportar qualquer coisa pesada -- ela não é projetada para isso.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Giz de linha
  • Nível
  • Molde para estrutura de teto rebaixado
  • Tesoura para chapa
  • Deslizadores para teto rebaixado
  • Parafusos de olho
  • Fio
  • Ligas cruzadas para teto rebaixado
  • Painéis para cobrir a estrutura do teto rebaixado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article