Como fazer textura de mármore no Photoshop?

Escrito por elizabeth mott | Traduzido por valéria wanda fernandes barbosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer textura de mármore no Photoshop?
Pode-se criar uma aparência de mármore no Photoshop CS5 (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Para preencher uma área de uma imagem com textura de roda de mármore, pode-se usar uma fotografia ou criar uma, no Adobe Photoshop CS5. Ao criá-la, você pode controlar a cor e os detalhes do acabamento, para que se adaptem ao objetivo. Não será necessário criar uma textura complexa de superfície de mármore e elaborar uma longa sequência de filtros e efeitos. Pode-se obter bons resultados a partir de um simples filtro, que tem sido utilizado no Photoshop há anos, e que você possa não tê-lo considerado útil antes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inicie o Photoshop. Escolha "New" (Novo), no menu "File" (Arquivo), e crie um novo documento no modo RGB. Defina as dimensões do arquivo e a resolução, para corresponderem às necessidades do projeto para o qual você está criando a textura.

  2. 2

    Pressione a tecla "D", no teclado, para definir o plano e as cores de fundo para o preto e branco. Pressione a tecla "X" para definir o branco como a cor principal.

  3. 3

    Pressione a tecla "G", no teclado, para mudar para o "Paint Bucket" (Ferramenta Lata de Tinta). Pressione "Shift" + "G" para abrir esta ferramenta.

  4. 4

    Clique na área do arquivo, para preencher o documento padrão do "fundo" da camada. Se estiver com a transparência padrão, o padrão de xadrez desaparecerá, sendo que a área do arquivo se tornará branca. Se desativou a transparência padrão, pressione a tecla "F8", para abrir o "Info" do painel, coloque o cursor sobre a área de arquivo e verifique se a cor RGB está em "255".

  5. 5

    Escolha "Difference Clouds" (Nuvens diferentes), no submenu do menu "Filter"(Filtro). Clique no botão "OK", para aplicar o filtro.

  6. 6

    Aplique o filtro "Difference Clouds" (Nuvens diferentes) repetidamente pressionando "Ctrl" + "F" (Windows) ou "Cmd" + "F" (Mac), para repetir o último filtro executado. Quando estiver satisfeito com a aparência da textura de mármore, pare de aplicar o filtro.

  7. 7

    Pressione "F7" para abrir o "Layers", se já não estiver na tela. Mantenha pressionada a tecla "Alt" (Windows) ou "Option" (Mac) e clique em "Create new fill or adjustment layer" (Criar novo preenchimento ou camada de ajuste) na parte inferior do "Layers" (Camadas). Escolha "Gradient Map" (Mapa de degradês) como tipo de camada de ajuste. Defina o "Mode" (Modo) no menu pop-up para "Color" (Cor) e clique em "OK".

  8. 8

    Escolha um gradiente clicando no triângulo no canto direito do "Gradient Map"(Mapa de degradês), ou clique sobre a área do gradiente em forma de barra para abrir o "Gradient Editor" (Editor de degradês). Nesta interface de edição, você poderá projetar seu próprio gradiente, começando e terminando com as cores que você preferir.

  9. 9

    Quando estiver satisfeito com o gradiente selecionado, clique em "OK". A caixa de diálogo é fechada e a textura de mármore agora aparece na cor.

  10. 10

    Salve o arquivo como um documento Adobe Photoshop -- em formato PSD -- ao clicar em "Save as" (Salvar como), no menu "File" (Arquivo), especificando o local do arquivo e o nome do arquivo distinto, e defina o tipo de arquivo no menu para "Photoshop". Para salvar o arquivo, clique em "OK".

Dicas & Advertências

  • Aplaine o documento de textura de mármore antes de usá-lo em outro documento do Photoshop ou um arquivo de layout da página. Salve o arquivo achatado com outro nome, como um arquivo TIFF.
  • Para uma variação rápida na textura de mármore que você fez, altere a cor de gradiente aplicada ou vire o documento horizontalmente ou verticalmente no "Transform" (Transformar) do menu "Edit" (Editar) para deixar a textura diferente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível