Mais
×

Como fazer textura de parede usando uma pistola com funil

A textura em renda é uma cobertura de parede popular feita de massa de gesso. Ela é conhecida também como renda espanhola, renda francesa, textura batida ou casca de laranja. A textura é aplicada na parede e espalhada com uma espátula de lâmina larga. A textura ajuda a cobrir a parede fornecendo um efeito visual interessante, além de uma camada protetora e à prova de som .

Instruções

Massa de gesso pode ser aplicada na sua parede para fazer uma textura (drywall 2 image by iChip from Fotolia.com)
  1. Prepare a área na qual a textura será aplicada com fitas para gesso, cubra completamente as frestas e deformidades. Qualquer defeito ficará visível sob a textura, por isso prepare bem a área em questão. Para uma parede mais antiga, que já tenha sido pintada, limpe e lixe a tinta até que todo o brilho da pintura anterior tenha sido completamente removido. Deixe a parede um pouco áspera, usando uma lixa líquida ou de papel. No caso de paredes em cozinhas, limpe totalmente os resíduos para que a textura se fixe.

  2. Adicione água à mistura para gesso e misture até obter a consistência de pudim. Misturadores de tintas comerciais são acopláveis a furadeiras elétricas e tornam essa tarefa mais fácil. Comece com um litro de água em um balde de 20 litros de mistura para gesso. Continue colocando água até que a mistura caia facilmente da espátula.

  3. Encha o funil, seguindo as instruções do fabricante e encaixe o funil na pistola e no compressor de ar.

  4. Ajuste o bico da pistola de acordo com a textura utilizada. Para um jato de spray pesado, com grumos, abra bem os furos do bico da pistola, para um spray fino, "casca de laranja" ou "renda espanhola", ajuste o bico deixando os furos menores.

  5. Ajuste a pressão do compressor de ar. Para um jato de spray pesado, use uma pressão mais baixa, que permitira que uma quantidade maior de massa saia do bico. Para uma textura leve, use uma pressão mais elevada para forçar a massa a sair por furos menores e mais rapidamente. Dê alguns minutos para a massa assentar. Logo após a aplicação ela estará um pouco morna.

  6. Comece a "bater" antes da massa esfriar. Não permita que ela endureça. Termine a aplicação na parede e então "bata" os pontos de massa usando uma espátula de 30 cm, para criar um acabamento liso e rendado.

O que você precisa

  • Massa de gesso
  • Água
  • Misturador de tinta
  • Compressor de ar
  • Pistola para massa de gesso
  • Pistola com funil
  • Espátula de 30 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article