×
Loading ...

Como texturizar o teto com um rolo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A aplicação de texturas esconde imperfeições e decora um teto simples. Quando aplicada com um rolo específico, a textura imprimirá estampas interessantes no teto. Rolos específicos possuem desenhos impressos em sua superfície e fazem todo o trabalho por você. Se você pode pintar um teto com um rolo, você também pode texturizá-lo da mesma forma. Caso você queira, diferentes ferramentas podem ser utilizadas para melhorar o acabamento após a aplicação da textura.

Instruções

Textura de teto aplicada com um rolo de pelo longo (Course White Background image by Gary Chorpenning from Fotolia.com)
  1. Prepare o teto, lavando-o com um alvejante para eliminar qualquer mancha de gordura ou nicotina. Aplique um selante em tetos marcados por vazamentos para impedir que as manchas estraguem sua nova pintura.

    Loading...
  2. Coloque a massa para textura em um balde de 20 litros. Siga as instruções da embalagem. Mexa com uma pá anexada a uma broca para que a mistura fique lisa e em boa consistência. No balde, encaixe a tela usada para remover o excesso de tinta do rolo. Quanto mais longos os pelos do rolo, mais profunda será a textura. Não aplique pressão em excesso ao utilizá-lo, pois o rolo poderá escorregar e deixar áreas achatadas no acabamento final.

  3. Mergulhe o rolo na textura, passe-o na tela e comece a aplicá-lo no teto a uns 60 cm da parede. Role a tinta na direção da parede e pare justo antes de tocá-la. Continue aplicando a textura no teto, partindo da extremidade molhada para as partes sem tinta. Trabalhe com agilidade, pois a textura seca rápido. Usar uma extensão no cabo do rolo ajuda a trabalhar do chão. Isso também faz com que seja fácil enxergar aquelas áreas que precisam de mais textura.

  4. Antes que ela seque, mude a aparência da textura com uma espátula que crie redemoinhos ou outros desenhos. Esponjas, vassouras, pentes e até papel amassado produzem diferentes e interessantes estampas.

  5. Pinte as extremidades próximas às paredes com um pincel para evitar que a textura saia da área do teto. Deixe o texto dessa maneira ou pinte com a cor de sua escolha após a total secagem da textura.

Loading...

Dicas

  • Teste a tinta em um pedaço de gesso acartonado para refinar a técnica de texturização.

O que você precisa

  • Tinta
  • Massa para textura
  • Balde de 20 litros
  • Tela para tinta
  • Broca
  • Rolo
  • Pincéis

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...