Técnicas de mira na sinuca

O melhor jeito de aprender a jogar sinuca é jogando

NA/Photos.com/Getty Images

A sinuca é um jogo delicado, de toques e centímetros. Existem diversas técnicas populares de ensino que você pode achar proveitosas conforme trabalha para aperfeiçoar sua tacada. Elas podem te ajudar, mas nenhuma é perfeita. O melhor jeito de aprender a jogar sinuca é jogando.

Mira de ponto de contato

A mira de ponto de contato é a técnica intuitiva que muitos jogadores iniciantes escolhem, sabendo que tentam encaçapar a bola alvo com a bola branca, a atiram em uma certa direção. Essencialmente a mira de ponto de contato consiste em escolher um ponto da bola alvo diretamente oposto à caçapa na qual pretende mandá-la (o ponto onde iria bater na bola com o taco se quisesse se quisesse jogá-la na caçapa), e então mirar neste ponto. Esta abordagem funciona em tacadas perfeitamente retas, e até funciona relativamente bem em tacadas que sejam quase retas, Mas em ângulos maiores, o sistema de mira de ponto de contato se torna altamente impreciso. Por causa da curvatura das bolas, a bola branca, cujo centro é mirado diretamente no ponto de contato da bola alvo, vai acabar acertando o alvo levemente, e a tacada será muito fraca.

Técnica da bola fantasma

A bola fantasma é a técnica de mira mais comumente ensinada, indicada para corrigir as imprecisões da mira de ponto de contato. Encontre o ponto de contato da bola alvo, mas ao invés de bater com a bola branca reto, imagine a bola branca em contato com este ponto (diretamente oposto à caçapa alvo), então tente acertar a bola branca no lugar onde a "bola fantasma" está. Mesmo a técnica da bola fantasma é imperfeita. A bola branca que bate perfeitamente na posição da "bola fantasma" vai transmitir fricção mínima à bola alvo, o que vai afetar o curso da mesma após o impacto.

Prática, prática, prática

As complicações por causa de fricção da técnica da bola fantasma são muito pequenas, mas existem. Na realidade, o único jeito de ficar confortável com qualquer sistema de técnica é jogar muita sinuca. Profissionais e jogadores experientes não consideram o sistema da bola fantasma ou qualquer outro sistema quando estão jogando; eles calculam os ângulos automaticamente em suas cabeças, respondendo à memória de impulsos musculares que formaram através de centenas de tacadas. Não importa a técnica com a qual comece, a chave para uma sinuca precisa e bem sucedida é simples: prática.

eHow Brasil
×