Mais
×

Tímida perto das câmeras? Ganhe estilo para tirar fotos fabulosas!

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Introdução

Ame ou odeie, você vai acabar sendo fotografada, especialmente em datas comemorativas, ocasiões especiais e ao sair pela cidade com suas amigas. E apesar de parecer simples, não é fácil sair fabulosa em todas as suas fotos. "É mais do que só dizer 'xis'", segundo Wendy Lyn Phillips, especialista em imagem e autora de "Naked to knockout: Beauty from the inside out" (Nua para arrasar: a beleza que vem de dentro, em tradução livre). Quem é que não quer estar linda em frente à câmera? Felizmente, tudo o que uma mulher precisa é ter alguns truques na manga para que todos invejem suas fotos.

Andrew H. Walker/Getty Images Entertainment/Getty Images

Acerte na maquiagem

Já que o foco principal de todas as fotos é o rosto, é essencial que sua maquiagem esteja incrível. Não basta usar qualquer batom, base e sombra. Prefira sombras e bases mate, de acabamento fosco, e não metálicas ou cremosas, como no visual desta foto da atriz Jessica Biel. "O brilho pode ser exagerado pelos flashes das câmeras compactas ou pela luz chapada e súbita das câmeras de celular", diz Tamara Lackey, fotógrafa e autora de "Capturing life through (better) photography". Ela ainda diz que aplicar um pouco de pó solto em sua zona T antes da foto ajuda a eliminar ainda mais o brilho. Para os olhos, é melhor apostar em cores neutras, e cílios postiços os destacam maravilhosamente, segundo Lori Ann Robinson, consultora de imagem e moda.

Kevork Djansezian/Getty Images Entertainment/Getty Images

Cuidado com as cores

Para obter a melhor maquiagem possível, Phillips sugere evitar marrons e dourados nos olhos e nos lábios, pois podem fazer os dentes parecerem amarelados e os olhos parecerem cansados. Para que os olhos pareçam mais brancos e mais brilhantes, use um delineador azul-jeans em vez de preto ou marrom, segundo ela. E se, pessoalmente, um batom vermelho faz os dentes parecerem mais brancos, Lackey avisa que os batons supervermelhos, como o usado pela atriz Busy Phillips nesta foto, pode acabar causando um efeito amarelado na foto. "Dependendo de quão cheio de dentes for o sorriso e de quão perto for a foto", ela diz. "Um batom vermelho-brilhante e vivo pode exagerar pequenos amarelados nos dentes que são, como um todo, brancos". Prefira tons de rosa e pêssego.

Pascal Le Segretain/Getty Images Entertainment/Getty Images

Mantenha o foco no rosto

Segundo Phillips, se estiver indo para um evento ou saindo à noite e souber que vão tirar fotos suas, escolha um penteado que não precise ser retocado constantemente e nem seja exagerado. "Você quer parecer o mais natural possível sem nada cobrindo seu rosto", diz. "Se você não conseguir ver a lente da câmera, ela provavelmente também não conseguirá ver você". Lackey diz também que colocar o cabelo atrás da orelha é uma ótima forma de ser vista, especialmente em fotos de perfil, como nesta foto da atriz Scarlett Johansson. Ela avisa que "frequentemente, o cabelo fica na frente do rosto e cobre expressões que normalmente seriam vistas em uma foto frontal".

Imeh Akpanudosen/Getty Images Entertainment/Getty Images

Não exagere nos acessórios

Como o cabelo é o principal ponto focal em quase todas as fotos, existem algumas coisas importantes que você não deve fazer para que o penteado fique bem na foto. Primeiramente, Phillips diz para evitar o excesso de acessórios no cabelo, ou mesmo um único acessório gigante, como a tiara usada nesta foto pela atriz Elle Fanning, pois eles acabam tirando o foco do seu rosto. Além disso, Lackey recomenda que, ao preparar o cabelo antes de uma foto, não o aperte. "Seu instinto é de afofar o cabelo, mas isso costuma fazer que ele pareça bagunçado, e geralmente não é isso que você quer", segundo ela.

Stuart Wilson/Getty Images Entertainment/Getty Images

Faça preparativos de última hora

Você pode estar perfeita ao sair de casa, mas correr pela cidade ou se divertir na pista de dança acabam com essa perfeição. Para se retocar antes de aparecer em uma foto, carregue um brilho, spray ou pomada capilar em embalagens de viagem para melhorar seu visual, aponta Phillips. Ela ainda diz que um pouco de brilho labial no centro do lábio inferior ajuda a deixá-los cheios e suculentos na foto, como a estrela de reality shows Kim Kardashian está usando nesta foto, e um pouco de iluminador sob os olhos e nas laterais do nariz iluminará seu rosto.

Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Concentre-se na cor das roupas

Além do cabelo e da maquiagem, as roupas são os principais detalhes que podem salvar ou destruir uma foto. Phillips diz que é sempre melhor usar cores sólidas, especialmente aquelas que "complementem e não compitam com a cor natural de sua pele e de seus cabelos". Robinson sugere usar uma cor mediana, como verde-claro ou turquesa, como nesta foto da atriz Amy Paffrath. Algumas cores, porém, podem te deixar apagada, avisa Natalie Moser, dona da Natalie Moser Photography. "Cores mais claras desbotam o tom da sua pele, então é bom evitar aquele suéter branco que você acabou de comprar", diz.

Kevork Djansezian/Getty Images Entertainment/Getty Images

Mantenha seu estilo simples

Apesar de você sempre ficar mais bonita quando está usando suas roupas favoritas, existem vários estilos que devem ser evitados em fotografias. Phillips diz que estampas complexas podem ser uma distração nas fotos, então Moser sugere apimentar um pouco as coisas com acessórios coloridos, como o colar usado por Heidi Klum nesta foto. E, a não ser que esteja usando uma lingerie apropriada, tente evitar qualquer peça que seja translúcida. "A fotografia com flash pode fazer sua roupa parecer completamente transparente, mesmo que ela seja apenas levemente translúcida", avisa Robinson.

Paul A. Hebert/Getty Images Entertainment/Getty Images

Afine sua forma

Para evitar que você pareça ter alguns quilos a mais, Phillips diz que tecidos pesados devem ser evitados, assim como roupas justas demais. Lackey sugere evitar listras horizontais, como as que a atriz Hillary Duff está usando nesta foto, pois elas podem fazer você parecer ser mais larga do que realmente é. Dale Steliga, consultor de imagem e fundador de SavvySpice.com, diz que as roupas que realçam suas menores características são fundamentais para uma foto fantástica. "Se você tem pernas longas, use shorts de couro com um blazer", ela recomenda. "Se sua cintura for muito estreita, tente usar uma saia lápis de cintura alta e um top três quartos". Se você está preocupada com seus braços, use um cardigã de uma cor mais escura, sugere Kara Lyne, proprietária da Kara Layne Photography. E se você quiser esconder um pouco de peso extra na sua cintura, tente usar uma blusa mais solta, parecida com uma túnica, segundo ela.

Kevin Winter/Getty Images Entertainment/Getty Images

Faça uma pose

Apesar de todos seus esforços para estar linda e maravilhosamente vestida, uma foto pode ser completamente arruinada se você não estiver na pose certa. Phillips sugere usar a "pose da tartaruga", que consiste em esticar o pescoço e inclinar o queixo levemente para baixo para alongar ainda mais o pescoço. "Incline o quadril, arqueie suas costas se estiver de lado, e também tem a pose charmosa de celebridade cruzando as pernas", como a que Mila Kunis está fazendo nesta foto, segundo ela. Assegure-se de que seus ombros estejam relaxados e não arqueados, avisa Layne. "Desleixo perto do rosto não é nada atraente".

Carlos Alvarez/Getty Images Entertainment/Getty Images

Escolha uma posição que emagreça

Se você quiser ser fotografada de forma que pareça ser o mais magra possível, Lackey sugere colocar uma mão no seu quadril, para ajudar a criar definição e o corpo de violão. E se você colocar a sua mão mais para cima, na cintura, como a atriz Charlize Theron nesta foto, cria a ilusão de uma cintura mais fina, segundo ela. Phillips também diz que criar uma curva em forma de S, com os ombros para o lado, a cabeça para a frente e os tornozelos cruzados, um na frente do outro, afina todos os tipos de corpo.

Ethan Miller/Getty Images Entertainment/Getty Images

Canalize sua confiança

Não importa quão linda você esteja ou quão perfeita seja a sua pose, as melhores fotos são sempre das mulheres que parecem confiantes, sinceras e relaxadas. Mas para isso, você precisa realmente acreditar, segundo Phillips. "Você tem que achar que merece e tem que expressar isso com seu próprio estilo", ela explica. Lackey diz que levar 30 segundos antes da foto para relaxar e se preparar pode fazer toda a diferença. "Tomar um pouco as rédeas de como você quer ser fotografada pode lhe economizar horas se desmarcando nas fotos no Facebook", explica. E se você ainda estiver nervosa, segundo Robinson, comece a exercitar sua imaginação e se transforme em sua Angelina Jolie interior. "Tente relaxar e finja que é uma atriz famosa sendo fotografada", ela adiciona.