Como tingir acessórios da cor marfim

Escrito por shannon m. beck | Traduzido por maria carolina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tingir acessórios da cor marfim
Estes sapatos e xale foram tingidos em marfim (tomettes et chaussures image by nancy artieres from Fotolia.com)

Tingir os acessórios é uma boa ideia para seu casamento, pois o preço fica mais acessível. Com um pouco de habilidade e paciência, é possível fazer com que eles combinem com seu vestuário de casamento mais caro. Infelizmente, a cor marfim é uma das mais difíceis de combinar. Esse procedimento pode ser feito, claro, mas se prepare para um projeto que consumirá tempo, porque provavelmente será necessário ajustar a tinta e o tempo de exposição diversas vezes antes de conseguir o resultado desejado. A boa notícia é que a cor marfim é barata de produzir, já que pode ser feita usando chá.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Tenha certeza de que tudo pode ser tingido. Muitos sapatos têm essa informação em sua etiqueta, mas se não é possível ou se você pretende tingir outros acessórios, descubra se eles são feitos de material natural ou sintético. Tecidos sintéticos não absorvem a tinta, tanto a de chá quanto as compradas em loja.

  2. 2

    Compre diversos tipos de chá. Cada um deles resultará em tons diferentes. Para tingir o tecido de marfim, use chá preto e verde. Fique longe do oolong, pois ele produz uma coloração laranja que contrastará muito com o branco ou o marfim.

  3. 3

    Compre o tecido de teste. Ele deve ser do mesmo tipo e cor que o acessório que pretende tingir. Se você não está familiarizada com os tipos de material, leve seu acessório a uma loja de tecidos e peça para um dos atendentes ajudar a achar o que combina melhor.

  4. 4

    Corte o tecido de teste em diversos quadrados de 5 cm.

    Testando a tintura

  1. 1

    Ferva quatro xícaras de água.

  2. 2

    Coloque um saquinho de chá e deixe em infusão por cerca de cinco minutos.

  3. 3

    Tire o saquinho de chá.

  4. 4

    Coloque um quadrado do tecido na água e mexa constantemente por dois minutos.

  5. 5

    Remova o tecido do chá e enxague com uma solução metade água/metade vinagre.

  6. 6

    Veja a cor. Ela será mais escura molhada do que seca. Se você gostou da cor, continue. Se não é o que quer, volte ao passo um e ajuste a quantidade de água e chá, o tipo usado ou a quantidade de tempo que o tecido fica mergulhado na mistura. Deixe menos tempo, se achar muito escura. Adicione mais um saquinho de chá à mistura, se estiver muito clara. Se não for o tom desejado, tente outro tipo de chá.

  7. 7

    Seque o tecido teste e examine a cor final. Para garantir bons resultados, segure o pedaço ao lado do tom marfim com que deseja combinar. Se está satisfeita com o resultado, tinja o acessório. Se não, continue alterando sua mistura de água e chá.

  8. 8

    Anote a quantidade de saquinhos por xícara de água que foi usada para conseguir o tom de marfim perfeito.

    Tingindo o acessório

  1. 1

    Coloque seu acessório em uma panela grande.

  2. 2

    Adicione água suficiente para cobri-lo completamente, quatro xícaras de cada vez. Memorize a quantidade total de água utilizada.

  3. 3

    Tire o acessório da panela.

  4. 4

    Ferva a água e adicione os saquinhos de chá. Lembre-se de colocar a quantidade suficiente para manter a mesma proporção. Por exemplo, se para o tom que deseja foram necessários dois saquinhos de chá, a proporção é 2 para cada 4 xícaras de água. Assim, serão necessários seis saquinhos para 12 xícaras.

  5. 5

    Deixe em infusão por cerca de 5 minutos e coloque seu acessório.

  6. 6

    Remova os saquinhos de chá.

  7. 7

    Deixe o acessório na mistura durante o mesmo tempo que seu tecido de teste. Lembre-se de mexer constantemente para que a cor fique uniforme.

  8. 8

    Tire o acessório da mistura e enxague com uma solução metade água/metade vinagre.

  9. 9

    Coloque o acessório na secadora para a cor assentar.

Dicas & Advertências

  • Assim que conseguir o tom certo de marfim, não lave o acessório com sabão em pó comum, pois eles são feitos para remover as manchas que você quer manter. Se por alguma razão você precisa lavar o acessório, faça-o a mão, com um sabonete suave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível