×
Loading ...

Como tingir camisas utilizando a técnica batik

O batik é um ofício antigo, que fez uma transição fácil para os tempos modernos. Borboletas, pássaros, folhagens e outros modelos, estão na moda nos sarong das praias, onde foi feito pelo primeira vez, a séculos atrás; o batik foi criado pelos indonésios. No entanto, seu processo de fabricação mudou com o tempo. Em vez de usar uma cera quente, o que podia ser bem perigoso, e levava horas no processo de remoção do produto, agora é possível obter o efeito batik em uma camisa utilizando um gel lavável.

Instruções

Tingimento batik ilumina as roupas com ação permanente (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Trace ou desenhe o design da sua camisa em uma folha de cartolina branca ou papel rígido. Pode-se baixar o risco na Internet ou copiar de um livro.

    Loading...
  2. Deslize o papelão sobre a camiseta branca. O modelo deve ser voltado para a frente da camisa, para que ele possa ser visto através do tecido.

  3. Siga as linhas de seu desenho com a ponta do gel lavável na camisa, aperte levemente quando desenhar. Use um pincel para tornar a linha mais grossa; passe cola por todas as áreas que desejar, que ainda permanecem em branco, que será onde vai resistir ao corante. Faça linhas de cola em todo o modelo, para criar o estilo de batik . Deixe secar completamente e repita na parte de trás da camisa. O modelo papelão ficará na camisa.

  4. Prepare o corante de água fria nas cores que quiser de acordo com as instruções do fabricante. Despeje as cores em frascos de spray que estejam vazias, separadamente, que também podem ser comprados em qualquer loja de salão de beleza ou até loja de construção. Use cores vivas para dar um efeito especial, por exemplo, corantes azul e amarelo, vão criar o verde em áreas onde eles se misturarem.

  5. Estenda a camisa em um cabide ao ar livre ou dentro de casa, mas protegendo o piso com jornal ou plástico. Borrife a tintura diretamente no tecido em faixas horizontais largas, o que permitirá uma sobreposição para criar uma terceira cor. Encher a frente e a parte de trás com corante, com o molde de papelão colado na camisa, irá evitar que o desenho se desfaça. Deixe secar.

  6. Retire o máximo do papelão possível e mergulhe a camisa em água fria. Lave até que todo gel seja removido. Este processo também irá remover o restante do papelão. Deixe que a sua camisa batik seque.

Loading...

O que você precisa

  • 1 folha de cartolina branca ou papel rígido
  • 1 camisa branca e limpa, em 100 % de algodão
  • Gel lavável
  • Corantes de água fria
  • Cabide de arame
  • Spray colorido

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...