Mais
×

Como tingir uma camiseta 100% de poliéster

Atualizado em 20 julho, 2017

Ao contrário de vários outros tecidos, o poliéster não pode ser tingido com corantes padrão, ácidos ou reativos. O material requer um corante especial disperso. Tanto o processo de preparação dessa tintura quanto o de aplicação são muito delicados e requerem vários ingredientes, além de atenção aos detalhes.

Instruções

O poliéster está entre os tecidos mais difíceis de tingir (Spool of threads image by shaga from Fotolia.com)
  1. Limpe o tecido de poliéster lavando-o em água quente com o synthrapol e 1/2 colher de chá de carbonato de sódio ou ativador de tintura. Use 1/2 colher de chá de synthrapol para cada 450g de tecido, o que dá cerca de 2,7 a 3,6 metros. Você pode fazer isso na máquina de lavar ou no fogo, a uma temperatura de 60°C. Retire o tecido da água e enxágue bem, eliminando os produtos, se estiver lavando a peça na máquina, o ciclo de enxágue deve ser suficiente. Não seque o tecido.

  2. Misture a tintura em pó com uma xícara de água fervente, deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente e mexa mais uma vez para criar a tintura dispersa. A quantidade de pó que você vai precisar depende da intensidade da cor desejada. Leia as instruções da embalagem para determinar quanto você precisa adicionar. Despeje duas colheres de sopa de veículo para a tintura em uma xícara separada de água fervente, para diluí-la. Reserve esses dois ingredientes momentaneamente, eles serão adicionados depois que o banho de tintura estiver pronto.

  3. Adicione meia colher de chá de synthrapol, uma colher de chá de ácido cítrico ou 11 colheres de chá de vinagre branco destilado, tintura dispersa e veículo para tintura a 9,5 litros de água, aquecida a 50°C. Adicione meia colher de chá de metaphos. Ao adicionar a tintura dispersa na água, coe usando um tecido de náilon (roupas de baixo servem) para remover grumos do pó da tintura que possam ainda estar na solução. Mexa bem entre cada adição dos ingredientes.

  4. Mergulhe o tecido de poliéster na solução e leve ao fogo para ferver, mexendo continuamente mas com delicadeza à medida em que a temperatura sobe. Assim que começar a ferver, deixe o tecido no fogo baixo por entre 30 a 45 minutos. Quanto mais intensa for a cor desejada, mais tempo a peça precisa ficar no fogo. Suavemente mexa a solução de vez em quando para evitar inconsistências no tingimento.

  5. Aqueça água em uma outra panela até atingir 82°C enquanto o poliéster está de molho na tintura. Essa água será usada para o enxágue. Quando o tecido estiver pronto, retire-o da solução e coloque na outra panela, para ser enxaguado. A temperatura da água é importante, se estiver abaixo de 82°C, deixará um mau cheiro no poliéster e resíduos do veículo de tintura.

  6. Esvazie a água usada na tintura, aqueça mais água junto com os resíduos a 70°C e adicione meia colher de chá de synthrapol para enxaguar. Mergulhe o tecido de poliéster e mexa ocasionalmente por cinco a dez minutos.

  7. Enxague o poliéster em água quente e elimine qualquer excesso de líquido. Cheire o tecido para assegurar que está bem enxaguado. Se tiver um cheiro ruim, você terá que repetir a lavagem. Se não, já pode secá-lo.

Dicas

  • Use um termômetro ao preparar sua água.

O que você precisa

  • Tintura dispersa
  • Veículo para a tintura
  • Synthrapol
  • Vinagre branco destilado
  • Luvas de borracha
  • Ativador da tintura ou carbonato de sódio
  • Avental ou roupas velhas
  • 2 panelas de aço inoxidável ou esmaltadas (com capacidade para 11 a 19 litros)
  • Termômetro para água
  • Nylon
  • Hexametafosfato de sódio Metaphos (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article