on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tingir estopa para fazer painéis acústicos

A estopa (serapilheira) é um tecido natural feito a partir de fibras de juta. Esse material tem uma textura áspera e flexível. A estopa, às vezes, é usada para como substituta para o tecido ortofônico, porque tem aparência e textura semelhantes. Portanto, você pode usá-la sem problemas no lugar do tecido ortofônico posto sobre painéis acústicos próprios para ajudar a absorver o excesso de barulho em um cômodo e aumentar qualidade do som de músicas ou outros sons específicos. Tinja a estopa antes de colocá-la por cima dos painéis para deixá-los com a aparência de ser um material de fábrica.

Instruções

A estopa tingida pode ser usada para revestir painéis acústicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Estenda o pedaço de estopa sobre os painéis acústicos e o corte no formato exato antes de começar o processo de descoloração.

    Loading...
  2. Lave o tecido com 15 ml de algum saponáceo líquido tensioativo e água morna. Depois enxague até tirar todo o sabão.

  3. Dissolva duas xícaras de sal sem iodo e 25 gramas do corante reativo em dois litros de água quente dentro de um balde grande. Acrescente mais 5 L de água à mistura.

  4. Coloque o tecido dentro do balde, imerso na solução de tingimento, e vá movimentando ele durante 30 minutos.

  5. Dissolva quatro colheres de sopa de carbonato de sódio em três xícaras de água quente. Despeje essa mistura dentro da outra previamente preparada. Torne a movimentar o tecido por mais 30 minutos.

  6. Tire o tecido de dentro da solução e enxague-o em água morna até que ela comece a sair clara, sem nenhuma coloração. Torne a lavar o material com mais 15 ml do saponáceo tensioativo para fixar o tingimento. Por fim, deixe o tecido secar antes de usá-lo nas caixas de som.

Loading...

O que você precisa

  • Estopa
  • Tesoura
  • Saponáceo líquido tensioativo à base de álcool isopropílico
  • Sal não iodado
  • Balde grande
  • Corante reativo em pó para fibras
  • Carbonato de sódio

Referências

Loading ...
Loading ...