×
Loading ...

Como tingir lençóis em tie-dye

Roupas de cama no estilo tie-dye podem ser caras, mas você pode tingir as suas e conseguir o mesmo efeito visual por um preço bem mais baixo. Existem muitas maneiras de tingir pano em tie-dye, mas para os iniciantes uma boa opção é usar um kit. Algumas lojas de artesanato vendem kits de tie-dye de vários fabricantes ou tintas avulsas para você escolher suas combinações de cor preferidas. Os corantes reativos incluídos nos kits ou vendidos separadamente são formulados para obter resultados permanentes e coloridos em apenas um passo, sem ingredientes adicionais.

Instruções

Tinja os lençóis em tie-dye para obter um visual colorido (Debbie Williams)
  1. Reúna os materiais e arrume a sua área de trabalho. Escolha um local em que possa fazer bagunça, como um porão, garagem, lavanderia ou quintal, se o clima permitir. Cubra a superfície de trabalho com uma toalha de mesa de plástico ou um protetor do tipo usado por pintores de parede. Coloque uma camada de jornais ou papel toalha sobre o plástico para absorver as gotas e evitar que o corante escorra para fora da mesa ou da superfície que estiver usando. Lembre-se de que o tingimento é permanente, por isso use roupas apropriadas e cubra toda a área de trabalho.

    Loading...
    Deixe todos os materiais prontos para serem usados (Debbie Williams)
  2. Lave os lençóis em uma máquina de lavar para evitar que encolham posteriormente. Use sabão comum para lavar roupas e não use amaciante, pois ele interfere no processo de tingimento.

    Ligue a máquina de lavar (Debbie Williams)
  3. Dobre ao meio verticalmente o lençol sem elástico úmido, juntando a parte de baixo à de cima e depois novamente ao meio. Dobre cada ponta partindo da extremidade para o centro de cada lado. Coloque elásticos a cada 5 cm ao longo do lençol dobrado, de ponta a ponta.

    O lençol sem elástico é mais fácil de dobrar (Debbie Williams)
  4. Dobre o lençol com elástico com os quatro cantos juntos. Traga os lados para o meio e dobre-os como uma sanfona a partir das pontas, da mesma maneira que com o outro lençol. Coloque elásticos a cada 5 cm ao longo do lençol dobrado de ponta a ponta.

    Faça o melhor que puder com o lençol com elástico (Debbie Williams)
  5. Coloque a fronha em uma superfície lisa e puxe para cima uma área perto do meio. Enrole-a em forma de espiral. Continue torcendo até obter uma forma mais ou menos circular. Coloque um elástico em volta da circunferência para mantê-la no lugar. Coloque mais três ou quatro elásticos, dividindo-a em cunhas.

    Uma fronha pode ser torcida em uma bela espiral (Debbie Williams)
  6. Coloque as luvas descartáveis, encha com água quente as garrafas tipo squeeze com tinta até a linha marcada e agite por um minuto. Não misture o corante até que você esteja pronto para usá-lo, pois a vida útil dele é de aproximadamente 45 minutos.

    Nota Kits e cores avulsas vêm com tingimento em pó em uma garrafa. Com os kits de refil, você precisará colocar o pó em uma garrafa flexível tipo squeeze.

    Jogo de cama amarrado e pronto para ser tingido (Debbie Williams)
  7. Arrume as peças em uma bandeja de resfriamento sobre a área de trabalho. Colocando a ponta da garrafa perto do tecido, sature cada seção dobrada com a tinta em uma estampa da sua escolha. Comece com as cores claras e trabalhe de uma ponta à outra, mudando de cores como desejar. Vire as peças e repita o mesmo padrão do outro lado.

    Distribua as cores escuras e claras por igual (Debbie Williams)
  8. Coloque as roupas de cama tingidas em um saco plástico. Sele-o e deixe os lençóis assim de um dia para o outro para que a cor seja fixada.

    Sele o saco plástico para que o tecido não seque (Debbie Williams)
  9. Vista as luvas descartáveis. Coloque os lençóis em um tanque fundo, uma banheira ou uma piscina de quintal. Enxágue cada peça com água fria até que a tinta escorra mais devagar. Corte os elásticos e abra os lençóis e a fronha. Enxágue cada peça separadamente. Continue enxaguando até que a cor pare de escorrer.

    Enxágue cada peça por completo (Debbie Williams)
  10. Coloque os lençóis de volta na máquina de lavar e ligue-a com sabão para lavar roupas na temperatura mais quente recomendada para o tecido e com o máximo de água. Regule a máquina para enxágue extra, se possível. Se a sua máquina de lavar não tiver essa função, enxágue os lençóis novamente após o primeiro ciclo. Seque-os na secadora.

    Regule a máquina para a maior carga possível (Debbie Williams)
Loading...

Dicas

  • Dobre a quantidade de tingimento para um jogo de cama de casal queen-size e triplique-a para um king-size.

Aviso

  • Lave os lençóis separadamente do resto da roupa suja nas primeiras duas lavagens para ter certeza de que a tinta não manchará outras peças.

O que você precisa

  • Jogo de cama 100% algodão
  • Kit tie-dye ou três garrafas de cores diferentes de corante reativo em tecido
  • Garrafas tipo squeeze (opcional)
  • Luvas descartáveis de plástico
  • Elásticos de borracha
  • Toalha de mesa de plástico
  • Toalhas de papel
  • Bandeja de resfriamento
  • Sacos de lixo
  • Banheira grande (opcional)
Loading ...
Loading ...