Como tingir papel usando corante alimentício verde neon

Escrito por karie lapham fay | Traduzido por bruna leoncio
Como tingir papel usando corante alimentício verde neon
Use corante alimentício para tingir papel (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Você se lembra daquelas camisetas tie-dye de antigamente? Hoje em dia, ainda é possível fazer esse mesmo tipo de arte usando papel colorido. Depois de pronto, você pode usar o papel para embrulhar presentes, criar peças diferentes, enfeitar um scrapbook, enfim, sua imaginação é o limite. O melhor de tudo é que, ao usar corante alimentício, a sujeira é bem menor e pode ser facilmente limpa. Por isso, é possível envolver até as crianças nesse projeto. Você escolhe.

Instruções

  1. 1

    Limpe a bancada da cozinha, a mesa ou até mesmo o chão. Forre com jornal ou outro material (toalha de mesa de plástico, por exemplo) para proteger a superfície de manchas. Embora o corante alimentício saia com água, alguns materiais são muito absorventes e vulneráveis a manchas.

  2. 2

    Prepare uma tigela pequena, como uma molheira, por exemplo, com a tinta. Derrame corante alimentício verde neon dentro da vasilha, a quantidade necessária dependerá de quanto papel você estiver tingindo, ou misture seu próprio tom combinando quatro partes de corante amarelo e uma parte de verde.

  3. 3

    Dobre o papel em formatos pequenos; para uma leva mais uniforme, dobre diversas folhas de uma vez só. Não há certo ou errado aqui, qualquer dobra criará um design único. No entanto, mantenha em mente que você terá que desfazer as dobras assim que terminar. Uma combinação de dobras funciona bem melhor; por exemplo, você poderá dobrar o papel como um acordeão e, depois, dobrá-lo em um formato triangular.

  4. 4

    Prenda cada papel dobrado com um elástico de borracha tanto para segurá-lo quanto para acrescentar uma variação no design, o pedaço de papel por baixo do elástico não ficará tingido. Tome cuidado para não rasgar o papel durante esse processo.

  5. 5

    Faça uma mistura meio a meio de vinagre branco e água. Coloque-a em um borrifador. Umedeça cada papel borrifando a solução sobre ele. Não encharque o papel, mas deixe-o bem úmido; isso ajudará a fixar a tinta, espalhá-la e dar variações de tom no papel.

  6. 6

    Mergulhe partes do papel na tigela de corante alimentício, segurando-o dentro dela por um ou dois segundos. Use sua criatividade e mergulhe pequenas partes, porções maiores ou até mesmo use outras cores. Absorva o excesso de tinta usando toalhas de papel para clarear o projeto como desejado.

  7. 7

    Coloque os papéis em um lugar reservado para que eles sequem completamente. Isso poderá levar um ou dois dias, dependendo da espessura do papel, do clima e da temperatura dentro da sua casa. O papel molhado rasga facilmente, portanto deixe-o secar bem.

  8. 8

    Retire os elásticos do papel e desdobre-o cuidadosamente. Passe-o com um ferro morno, se desejado, para obter um papel livre de rugas.

Dicas & Advertências

  • Troque o corante alimentício por suco em pó sem açúcar, se desejar.
  • Você também poderá colocar o papel no fundo de uma assadeira e derramar o corante por cima dele em um lugar por vez. Isso criará o efeito tie-dye.
  • Você pode também colocar creme de barbear no fundo do recipiente, pingar um pouco de corante alimentício por cima e misturar como uma massa de bolo. Coloque o papel por cima para criar o design, raspe o excesso do creme de barbear e deixe-o secar.
  • Faça experimentos e veja quais têm melhor resultado.
  • Use luvas de borracha para evitar manchar sua pele.

O que você precisa?

  • Jornal ou outro material para cobrir sua superfície de trabalho
  • 2 tigelas pequenas
  • Corante alimentício
  • Elásticos de borracha
  • Vinagre branca
  • Borrifador
  • Toalhas de papel
  • Ferro de passar

Lista completaMinimizar