Mais
×

Como tingir silicone

O silicone é um polímero que, normalmente, tem uma consistência de borracha. Você encontrará essa substância em produtos como selantes, lubrificantes, utensílios de cozinha e até em usos médicos, como implantes nos seios. Os produtos de silicone são feitos com silício sintetizado, um elemento comum encontrado em nosso planeta, com carbono para criar um material resistente e versátil. Depois de ser sintetizado, o material pode ser transformado em produtos que resistentes à umidade, aquecimento químico, frio e radiação ultravioleta.

Instruções

O silicone é encontrado no material para calafetação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Tingindo silicone líquido

  1. Vista suas luvas de proteção e despeje ou espirre seu silicone líquido no recipiente. O tamanho desse recipiente depende da quantidade do produto que você deseja tingir.

  2. Adicione uma pequena quantidade de pigmento para silicone no recipiente com o produto. Apesar da quantidade que você deve adicionar depender do pigmento comprado, comece adicionando um pouco menos que as instruções no rótulo do pigmento.

  3. Misture o silicone e o pigmento com sua vareta de misturas. Junte esses materiais até que o silicone fique com a consistência da cor que você deseja. Adicione mais pigmento se quiser uma cor mais forte e escura, mas faça isso gradualmente; lembre-se que não é possível remover o corante após adicioná-lo.

    Tingindo silicone sólido

  1. Vista suas luvas e limpe a superfície do silicone com um pano limpo e acetona. Remova qualquer sujeira ou poeira que possa estar na superfície. Espere o silicone secar antes de tingi-lo.

  2. Adicione a tinta para silicone no recipiente. A quantidade que você deve utilizar depende do tamanho da superfície do silicone sólido. Comece com uma quantia menor do que você pensa em usar; sempre é possível adicionar mais tinta na mistura, mas é impossível retirá-la.

  3. Adicione uma pequena quantia de pigmento para silicone na tinta específica para esse produto. Siga as instruções na embalagem do pigmento, mas comece usando uma quantia um pouco menor que a recomendada no rótulo do produto.

  4. Misture a tinta e o pigmento com sua vareta. Adicione mais pigmento se quiser uma cor mais forte e escura.

  5. Aplique o corante na superfície do silicone sólido com uma esponja ou pincel. Ao usar a esponja, faça pequenos movimentos circulares. Se usar o pincel, faça movimentos suaves para cima e para baixo. Uma camada de corante é o suficiente para cobrir todo o silicone.

O que você precisa

  • Luvas
  • Pano para limpeza
  • Acetona
  • Silicone líquido
  • Recipiente
  • Pigmentos para silicone
  • Tinta para silicone
  • Vareta para misturar soluções
  • Esponja
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article