Como tingir toalhas de banho?

Escrito por rachel conoley | Traduzido por thales fcb
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tingir toalhas de banho?
Toalha de banho (Cheerful kid in bath towel.. image by Ella from Fotolia.com)

Apesar de toalhas de banho não serem a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em tingimento, na verdade são candidatas perfeitas para tanto. As toalhas são quase sempre feitas de algodão ou de outras fibras naturais, de material mais fácil de tingir. Sempre verifique a etiqueta; algumas raras toalhas são feitas de microfibra sintética e algumas podem ter bordado em poliéster ou pontos que podem não pegar a tinta.

Outras pessoas estão lendo

Estilos de tingimento

Primeiramente, considere qual seu objetivo ao tingir as toalhas. Está tentando cobrir uma mancha em uma toalha velha, combinar com a cor de seu banheiro novo ou fazer uma toalha com tingimento divertido para seu dormitório da faculdade? Qualquer uma dessas opções é possível. A única consideração importante é utilizar corantes para fibra profissionais, geralmente vendidos com o nome Procion. Esses corantes se ligam quimicamente às fibras, permitindo que fiquem completamente coloridas depois que o excesso é lavado. Se utilizar uma tintura mais barata, de uma loja como a Rit, a tintura pode escorrer -- que é a última coisa que você vai querer em sua toalha!

Como tingir

Toalhas podem ser tingidas da mesma forma que outros itens feitos de algodão, mas há algumas considerações importantes. Sua espessura significa que será necessária uma grande quantidade de tintura. Uma toalha de banho média necessita de tanta tintura quanto seis camisetas. Além disso, a espessura absorve a tintura muito rapidamente, o que pode resultar em padrões irregulares. Se estiver procurando por uma cor sólida, é muito importante dar um banho de tinta na toalha, espalhando a tintura uniformemente na água e agitando-a dentro. A máquina de lavar roupas é ideal para isso. Para tie-dye ou outros estilos que envolvam padrões de diferentes cores, pode-se utilizar a tintura mais diluída que o normal para que a cor se espalhe mais através da fibra. Misture a tintura com metade ou até um quarto da concentração habitual.

Cores

Se estiver tentando combinar um esquema de cores exatamente, é muito importante fazer um teste primeiro. Para toalhas, provavelmente é melhor usar uma toalha de banho velha na mesma cor das que você quer tingir e tingi-la usando o mesmo método. Além disso, se quiser que várias toalhas combinem, devem ser tingidas juntas, porque se forem tingidas separadamente podem ocorrer mudanças nas cores, mesmo utilizando o mesmo método.

Uma outra possibilidade a ser considerada na cor é tingir toalhas brancas ou realçar toalhas que já tem cor. Essa última é definitivamente possível! Qualquer cor pode ser realçada; basta ter em mente que qualquer cor que utilizar adicionará a atual em vez de substituí-la. Por exemplo, se tiver toalhas amarelas e tingi-las de azul, não obterá toalhas verdes. Nem sempre é óbvio qual cor resultará; um tom bem pálido de amarelo realçadas com azul escuro podem produzir toalhas azul escuro com um toque sutil de verde. Novamente, é melhor fazer um teste.

Escondendo manchas

Tingir é uma ótima maneira de esconder manchas. Contanto que escolha uma cor de tintura que é escura o bastante, é possível esconder uma mancha completamente. Lembre-se que toalhas de banho necessitam de muita tintura e que cores escuras necessitam de ainda mais, então precisará de uma quantidade generosa.

O processo de tintura

Tinturas Procion podem ser compradas em vários lugares na internet; se tiver sorte, pode encontrar em uma loja local, mas não é comum. Siga as instruções do fabricante na hora de tingir. A consideração mais importante é utilizar carbonato de sódio, que altera o pH do banho de tintura, o que é totalmente necessário para que a reação de tingimento ocorra. Outros produtos químicos são opcionais, mas carbonato de sódio não é.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível