×
Loading ...

Como saber se a tinta ainda está boa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Cedo ou tarde, parece que todo mundo acaba com prateleiras cheias de latas de tinta pela metade, na garagem ou no porão. Se você precisa realizar algum retoque ou quer economizar dinheiro utilizando a tinta em um outro projeto, é preciso determinar se ela ainda pode ser usada. Fazendo alguns teste simples, você será capaz de saber se poderá (ou não) dar prosseguimento ao seu trabalho.

Instruções

A tinta pode durar vários anos se armazenada adequadamente (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Se possível, saiba o quão velha a tinta é. Os produtos à base de óleo duram até 15 anos. Já a tinta látex suporta 10 anos, se não tiver sido congelada e descongelada várias vezes.

    Loading...
  2. Pincele a tinta látex em um papel – um velho jornal é o suficiente. Se o líquido estiver encaroçado, não está bom. Nesse ponto, as opiniões são divergentes. Você pode jogar o produto fora, segundo alguns profissionais, mas outros dizem para coar a tinta em uma peneira plástica.

  3. Mexa a tinta. Se ela não se misturar devido a partes endurecidas, seja látex ou à base de óleo, não poderá ser utilizada. Às vezes, o líquido possui uma fina película por cima. Retire-a e mexa no produto, vendo se está endurecido nos lados ou no fundo.

  4. Se a tinta não estiver endurecida, mexa. Se tiver dificuldades nesse processo, pode-se levar a tinta a uma loja especializada e pedir que alguém faça isso por você. Se a mistura der certo, é muito provável que o pigmento ainda esteja bom.

  5. Cheire o líquido. Deixe que seu olfato avalie quão boa a tinta está. Se qualquer tipo de produto tiver um odor desagradável, então não pode ser utilizado, não importa o que você faça.

  6. Evite que a tinta estrague utilizando-a e armazenando-a adequadamente. Coloque o produto em um segundo recipiente, para que ele não resseque na lata e decante. É bom prestar atenção para que a tinta não seja contaminada por qualquer coisa presente no pincel. Mantenha o líquido coberto depois de utilizá-lo.

  7. Guarde a tinta com segurança, longe de crianças e em um lugar em que ela não congele. O congelamento e o descongelamento frequente destroem o líquido.

  8. Descarte o produto corretamente. Contudo, é sempre melhor usar do que jogar fora. O ponto é que, normalmente, é seguro utilizar tintas velhas, já que é preciso de muito para deixá-las inúteis. Se estiver completamente estragada, deixe endurecer e jogue fora. Cheque com órgãos especializados se existe algum critério para o descarte da tinta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...