Mais
×

Que tipo de tinta pode ser aplicada em plástico?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O plástico pode ser difícil de pintar, mas a tecnologia de tintas evolui rapidamente e, hoje, a maioria dos plásticos pode ser pintado, desde que você prepare a superfície apropriadamente, usando os produtos adequados. Seja para um móvel, projeto de artesanato, fachada de vinil ou canos de PVC, certamente existe um tipo de tinta que funcionará.

A maioria dos plásticos pode ser pintado com a preparação e os materiais adequados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Identificação

O plástico está em todo lugar — desde o cloreto de polivinila, ou PVC, usado em canos, fachadas de vinil, brinquedos, recipientes e plásticos diferentes usados no dia a dia em vários itens, como eletrodomésticos, partes de automóveis, mamadeiras, latas de lixo, escovas de dentes, cortinas de chuveiro e até roupas.

Considerações

Considere que tipo de uso será feito do projeto. Se você for aplicar a pintura no teto do porão e quer pintar os canos de PVC da mesma cor, não precisa usar um primer ou tinta especial. A tinta látex para o teto terá uma adesão boa, presumindo que os canos não sejam manuseados ou expostos ao clima. Por outro lado, se quiser pintar a mobília externa, você terá que lidar com o manuseio e as intempéries.

Textura e resistência

Como a maioria das superfícies brilhantes, o plástico que possui uma superfície rígida e lisa deve ser limpo e lixado antes de receber aplicações de primer ou tinta. Use uma lixa bem fina, ou uma esponja, para tornar a superfície mais áspera. O site do Instituto Paint Quality recomenda a lixa n° 220, seguida da limpeza com uma flanela.

Tipos de tinta

Você pode pintar alguns plásticos, como em projetos pequenos, com um spray aerosol específico para esse fim. Disponível na maioria das lojas de artesanato e de tintas, eles vêm em uma variedade de cores. O acabamento com base de solvente, como primer de óleo, goma laca e tintas, tendem a aderir bem à maioria dos plásticos. Pinte fachadas e batentes de vinil com tinta 100% acrílica doméstica. Você pode pintar muitos plásticos com tinta à base de água, se usar o primer adequado primeiro. Procure por "primer aderente" nas lojas.

Advertência

Muitos plásticos são flexíveis e, se você quiser que a pintura dure, use uma tinta de alta qualidade para cobri-los. As tintas baratas se tornam frágeis e não flexionam sem rachar, além de não durarem muito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article