Que tipo de tinta usar para artesanato em telhas de ardósia?

Escrito por rochelle leggett | Traduzido por mariana piastrelli lauria
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de tinta usar para artesanato em telhas de ardósia?
A ardósia muitas vezes era fundida para a escrita (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A ardósia é uma pedra natural comum que tem uma cor de fundo cinza atraente e uma textura fina. As telhas de ardósia muitas vezes foram usadas ​​no passado para coberturas e ainda são usadas ​​hoje para a decoração. Pelo fato de a ardósia ter uma aparência natural atraente, muitas pessoas gostam de pintura em telhas de ardósia para obter um design único. O tipo de tinta que você escolher depende das técnicas que você deseja usar e o efeito que pretende alcançar.

Outras pessoas estão lendo

Acrílicas

O acrílico é uma escolha comum para a pintura em ardósia, pois tem uma secagem rápida, não é tóxico e é à base de água. Suas vantagens incluem o custo baixo e a variedade de cores brilhantes. Tintas acrílicas são particularmente atraentes para projetos de artesanato, que podem envolver pintura de utensílios de cerâmica ou estêncis. Isso ocorre porque a viscosidade da tinta é fácil de controlar por adição de água ou pela utilização de aditivos. Além disso, as tintas de artesanato acrílicas vêm em uma grande variedade de cores, eliminando a necessidade de uma grande quantidade de mistura.

Tintas a óleo

As tintas a óleo são menos utilizadas do que as acrílicas, mas são outra boa opção para pintar ardósia. Tintas a óleo são feitas a partir de pigmentos em suspensão no óleo. Elas são geralmente mais caras do que as tintas acrílicas e secam lentamente. É também mais difícil controlar a viscosidade e as qualidades nas tintas a óleo do que em tintas acrílicas, embora existam aditivos úteis para essa finalidade. No entanto, a tinta a óleo é muito fácil de espalhar, apresenta maior durabilidade e uma qualidade mais luminosa. As tintas à base de óleo são mais adequadas para trabalhos artísticos pintados em ardósia ou imagens complexas que requeiram um longo tempo de trabalho.

Pintura encáustica

A pintura encáustica é um estilo que usa cera colorida líquida como o meio de pintura. Esse estilo não é comumente utilizado porque é difícil e requer calor, mas pode criar resultados surpreendentes semelhantes aos das tintas a óleo. Embora muitas superfícies sejam adequadas para a pintura encáustica, superfícies rígidas, tais como a ardósia, são as mais desejáveis, porque impedem que a cera rache. A pintura encáustica funciona bem com a textura natural e a cor da ardósia, e a pedra absorve bem o calor, aumentando o tempo de trabalho da cera.

Outras considerações

Embora a textura leve da telha de ardósia permita a aderência de tinta e torne possível utilizar virtualmente qualquer outro tipo de tinta pesada, o gesso torna mais fácil o processo da pintura. Escorvar uma telha de ardósia com gesso é especialmente útil se você estiver pensando em pintar toda a superfície de uma telha e não quiser que sua aparência natural seja exposta. O gesso vem em preto e branco. Além disso, todas as tintas são suscetíveis ao descascamento da chapa, já que as tintas aderem melhor às superfícies porosas. Todas as tintas devem ser revestidas com um aferidor claro apropriado; o melhor tipo de selante para uso depende do tipo de tinta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível