×
Loading ...

Como fazer tinta para caneta de grafite

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de muita gente olhar o grafite com desdém, ele na verdade faz parte importante da história do mundo. O único exemplo da língua Safaiti, que existiu por volta de 1 a.C. está em grafite. Na verdade, a primeira representação conhecida de Jesus é uma obra em grafite. Com toda essa história rica, não é de se admirar que pessoas ainda apreciam essa arte. Contudo, comprar tinta pode ser complicado e atrasar artistas durante o processo. Felizmente, usando apenas alguns utensílios de casa, você pode fazer sua própria tinta e nunca mais ter que se atrasar para ir comprar mais refil na loja.

Instruções

Grafite

    Passo a Passo

  1. Ponha suas luvas de borracha e separe todo o material. Você não vai querer ter que limpar essa tinta de suas mãos depois.

    Loading...
    Graffiti (graffiti image by Jacques PALUT from Fotolia.com)
  2. Coloque um pouco de fluido dentro da garrafa. A quantidade irá depender de quão densa você quer sua tinta. Quanto mais fluido, mais fina a tinta ficará e assim, secará mais devagar. Sua garrafa deve ser grande o bastante para acomodar a quantidade de tinta que você quer guardar por um tempo. Encha de 1/5 a 1/8 da garrafa com o fluido de freio.

  3. Adicione a tinta impermeabilizante para diluir o fluido. A quantidade que você deve adicionar vai depender, mais uma vez, de quão densa você quer a tinta e também do tamanho da garrafa. Muita tinta irá neutralizar o fluido de freio. Uma boa medida é encher a garrafa para que fique 3/4 cheia.

  4. Tampe a garrafa e chacoalhe vigorosamente para garantir que tudo se misture bem. Depois de chacoalhar a garrafa por mais ou menos um minuto, retire a tampa e coloque um pouco de tinta na sua caneta de grafite. Teste a caneta para ver se você está satisfeito com a consistência da tinta.

    Graffiti (graffiti image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com)
  5. Faça os ajustes que você julgar necessários. Se a tinta estiver muito fina e liquida, é só adicionar mais tinta impermeabilizante à mistura. Se a tinta estiver muito grossa, você pode adicionar mais fluido, ou até mesmo diluente. Depois de fazer os ajustes necessários, tampe a garrafa e chacoalhe de novo. E então, teste a tinta em sua caneta novamente.

  6. Continue o processo até que você alcance a consistência desejada e então, despeje todo o conteúdo em sua caneta. Se sobrar tinta, é só fechar a garrafa e guardar para uma próxima vez. Se você não possuir uma caneta própria para grafite, e só usar uma garrafinha de graxa para sapatos.

    Graffiti (graffiti 6 image by Olga Chernetskaya from Fotolia.com)
  7. Se você estiver usando uma garrafinha de graxa, lave a ponta da caneta depois de usá-la para fazer seus grafites, senão, a tinta secará e a ponta ficará dura.

Loading...

Dicas

  • Tenha certeza que o fluido de freio usado seja à base de polietilenoglicol. Qualquer outro tipo não dará o mesmo resultado.

Aviso

  • Na maioria dos lugares, fazer grafite em propriedade pública ou privada é ilegal a não ser que você seja o dono ou tenha permissão do dono. Grafitar sem permissão pode acarretar multa, prisão ou até mesmo os dois.
  • Não grafite em áreas públicas a não ser que você tenha permissão para fazê-lo.

O que você precisa

  • Luvas de borracha
  • Tinta impermeabilizante
  • Fluido de freio (a base de polietilenoglicol)
  • Garrafa com tampa
  • Diluente de tinta (opcional)
Loading ...
Loading ...