Por que a tinta para exteriores à base de óleo não seca no banheiro?

Escrito por stevie donald | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a tinta para exteriores à base de óleo não seca no banheiro?
O banheiro pode não oferecer as melhores condições para a secagem da tinta (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

As tintas a base de óleo precisam de pouca umidade relativa, circulação de ar e temperaturas quentes para secar dentro de um dia. Um cômodo pequeno e úmido como um banheiro pode não ser o melhor ambiente para a tinta secar. No entanto a tinta a base de óleo pode demorar até dois dias para secar em condições normais, e a tinta para exteriores pode demorar um pouco mais do que as interiores pois contém mais aditivos e sólidos.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades das tintas a base de óleo

A tinta a base de óleo é formulada usando ligadores, pigmentos, aditivos e resinas alquídicas. Elas demora para secar comparada às tintas látex à base de água, demorando até 8 horas para secar ao toque, enquanto o látex demora menos de uma hora. O afinamento e a limpeza exigem solventes minerais. Ela seca com acabamento duro e menos flexível que o látex. O melhor tempo de secagem para a tinta a base de óleo se dá a cerca de 21°C com umidade em 50% ou menos.

Fatores de secagem

Diversos fatores externos influenciam o tempo de secagem da tinta. Temperaturas abaixo de 15°C e umidade a 80% ou mais vão retardar significativamente o tempo de secagem. Se os níveis de umidade ficarem acima de 90%, a tinta a base de óleo pode demorar um tempo extremamente longo para secar. A tinta também pode demorar para secar quando o ar estiver muito parado. As correntes de ar ajudam a tinta a secar evaporando os líquidos de seu filme, então é ideal que haja uma brisa leve.

Substrato e aplicação

Tanto a superfície em que é aplicada quanto a grossura da camada afetam o tempo de secagem. Se a superfície for dura e brilhosa, a tinta vai demorar mais para secar do que quando aplicada em uma superfície mais porosa. Se a tinta a base de óleo for aplicada em paredes úmidas, vai demorar muito para secar além da possibilidade de formar bolhas e descascar. Uma camada muito pesada de tinta também vai secar mais devagar. Se a tinta for de cor muito escura, saiba que alguns pigmentos também podem fazer com que a tinta seque mais devagar. Ligue para a loja de tintas e pergunte se os pigmentos usados podem retardar o tempo de secagem.

Usando tintas para exteriore em interiores

Uma tinta para exteriores tem mais aditivos do que a tinta para interiores. Os químicos que protegem a tinta do sol, temperaturas extremas e mofo podem retardar a secagem. O Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) são compostos químicos potencialmente prejudiciais que são soltos no ar conforme a tinta seca. A tintas a base de óleo para exteriores contém índices mais altos de COV do que as tintas para interiores ou tintas látex.

Prevenção / Solução

Para acelerar o tempo de secagem da tinta a base de óleo em um banheiro, abra as janelas ou use um ventilador. Se estiver muito úmido, colocar um desumidificador no banheiro pode ajudar bastante. Certifique-se de que esteja a ao menos 21°C.

Para acelerar o tempo de secagem de tintas a óleo em futuros projetos, considere a possibilidade de adicionar um secante japonês à tintas. Quando usado conforme as instruções, este secante pode diminuir o tempo de secagem em cerca de 50%.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível