Lazer e cultura

Que tinta fixa-se em um balde de plástico?

Escrito por stevie donald | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
Que tinta fixa-se em um balde de plástico?

Diversos tipos de tinta podem se fixar em um balde de plástico

bucket image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Algumas superfícies, como o plástico, são naturalmente difíceis de pintar. Um balde liso pode ser transformado com tinta em um vaso ou em um projeto artesanal, mas para isso você precisará usar uma tinta que se fixe ao plástico. A tecnologia das tintas se desenvolveu muito nos últimos anos, e com a preparação básica da superfície, existem diversos tipos de tinta que podem ser usadas em um balde de plástico.

Outras pessoas estão lendo

Tintas à base de solvente

Tintas à base de água não aderirão bem ao balde de plástico. Use uma tinta que tenha mais capacidade de aderência, como as tintas a óleo e à base de goma laca. Algumas dessas tintas precisam de um primer, mas outras podem ser pintadas diretamente no plástico. Existem diversas marcas de tinta spray feitas justamente para pintar plástico, sem a necessidade de primer. Em lojas de artigos para automóveis você encontrará uma grande variedade de cores e finalizadores (incluindo metálico e aparência de couro) que aderirão bem ao balde de plástico assim como ao pára-choque ou ao painel de bordo de plástico.

Primers

Primers à base de goma laca ou óleo podem ser usados para a pintura com tinta acrílica (base de água), já que o primer cria uma ligação entre o plástico e a tinta. Alguns primers à base de água também podem funcionar em um balde de plástico. Aplique o primer ao balde e deixe secar. Para pintura decorativa, pode-se usar um primer em spray e depois aplicar a tinta acrílica com um pincel.

Preparação

Nenhuma tinta conseguirá aderir a um plástico sujo, oleoso ou brilhante. Lave o balde com detergente e água se estiver sujo. Se estiver novo e limpo, passe um pano com álcool para retirar qualquer óleo da superfície. Uma alternativa é uma lixa líquida que se encontra no mercado, que ao mesmo tempo limpa e deixa fosca superfícies brilhantes. Para melhores resultados, use uma lixa fina ou uma esponja arenosa para ofuscar a superfície do plástico.

Considerações

Considere sempre o uso e a exposição pela qual o balde passará. Se será uma peça decorativa para o ambiente interno, tudo bem usar tintas para interiores mais baratas. Use tintas à base de óleo ou solvente (tanto em forma de spray ou líquida) se você quiser que o balde aguente uso e abuso. Pinte com tinta de exterior se ficará ao ar livre, caso contrário, até mesmo os mais bem pintados baldes começarão a se desfazer e descascar. Tinta acrílica para artistas usada por cima do primer é boa para o uso interno; para baldes de uso externo, use tinta para casa de uso externo 100% acrílica.

Avisos

As tintas à base de solvente são mais difíceis de usar do que as tintas à base de água, e potencialmente mais tóxicas para o pintor e para o ambiente. Na verdade, até mesmo a tinta acrílica tem alguns ingredientes perigosos como a amônia e conservantes anti-mofo, de acordo com a Universidade de Princeton. Pinte em uma área de boa ventilação e use luvas e óculos de proteção enquanto estiver trabalhando.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media