Que tipo de tinta é ideal para cerâmica

Escrito por jennifer reynolds | Traduzido por ludmila cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de tinta é ideal para cerâmica
Fazer sua própria cerâmica é uma forma de ter peças personalizadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Fazer e queimar seus próprios jarros de cerâmica é apenas parte do processo criativo. A partir do momento que seus potes, panelas, pratos ou outras criações de cerâmica sejam queimados em um forno, você vai querer decorá-los de uma forma realmente única. Para personalizar seus potes de cerâmica, você pode usar diferentes tipos de tintas, esmaltes ou corantes de cerâmica.

Outras pessoas estão lendo

Tintas acrílicas

Tintas acrílicas, disponíveis em qualquer loja de artesanato, funcionam bem em potes e panelas de barro. Você pode usar essas tintas para pintar suas peças com uma cor consistente ou para adicionar desenhos elaborados. Dê uma segunda ou até uma terceira demão de tinta às suas peças se a cor parecer muito rala quando a primeira demão secar completamente. Peças de cerâmica pintadas com tintas acrílicas podem ser usadas assim que a tinta estiver seca, e se elas forem lavadas à mão, a pintura é durável. Certifique-se de usar apenas tinta acrílica à base de água, pois é atóxica e segura para beber, mas as tintas que contêm cádmio ou outros metais pesados podem ser perigosas.

Tintas para cerâmica

A tinta para cerâmica é projetada especificamente para uso em cerâmica. Como a tinta acrílica, ela pode simplesmente ser aplicada na peça e secar ao natural. Uma vez que esteja seco, o copo ou o prato estará pronto para usar. A tinta para cerâmica, já que é projetada para cerâmica e olaria, é mais durável do que a tinta acrílica, mas é mais difícil de encontrar e mais cara na maioria das lojas de artesanato. As tintas para cerâmica e acrílicas devem ser seladas com verniz de cerâmica para aumentar a durabilidade da pintura. A menos que você tenha certeza de que sua tinta não contém chumbo e toxinas, evite beber nestas xícaras.

Esmalte

Uma terceira opção, muitas vezes usada como sinônimo de pintura, é esmaltar a cerâmica. Esmaltar é diferente, já que esmaltes são feitos de minerais e a cerâmica deve ser queimada novamente após o esmalte ser aplicado. Após a queima, o esmalte endurece e torna-se um revestimento lustroso, vidrado. O esmalte pode mudar de posição e mudar de cor durante a queima, por isso não deixe de testar uma pequena quantidade de esmalte em um pedaço de cerâmica sem importância ou em uma parte que não será imediatamente visível. Você também deve evitar pintar desenhos com esmalte, pois eles podem sair do lugar e borrar durante a queima. Peças e potes esmaltados são seguros para comer ou beber.

Corantes

Os corantes podem ser combinados com esmaltes para adicionar cor ou textura a uma peça de cerâmica. Eles são mais estáveis e podem ser usados para adicionar desenhos nas suas peças e potes se você optou por usar esmalte. Esmalte a sua primeira peça, queime-a, em seguida, adicione uma decoração com corante combinado com fluxo para evitar deslocamento e derretimento e queime-a novamente. Se a peça for esmaltada, você pode usá-la para beber.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível