Que tipo de tinta usar no interior de uma lareira

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de tinta usar no interior de uma lareira
A tinta utilizada dentro de uma lareira deve ser resistente ao calor (fireplace image by askthegeek from Fotolia.com)

É muito reconfortante o brilho de uma chama em uma noite fria de inverno. As chamas parecem ainda mais brilhantes contra um fundo preto, aumentando o contraste. Para melhorar a experiência, aplique uma camada de tinta à fornalha a cada dois anos. Este processo exige uma tinta especial, formulada para ser resistente ao calor e não tóxica.

Outras pessoas estão lendo

Lareiras com fornalhas revestidas de tijolo

A fornalha de uma lareira a lenha é geralmente revestida com tijolo. Neste tipo de aplicação, a tinta tem que ser capaz de ocultar creosoto e manchas de fuligem, e de suportar temperaturas extremas, sem descascar, rachar ou formar bolhas. O site brick-anew.com recomenda uma tinta preta resistente ao calor, que aguenta temperaturas de mais de 640 graus Celsius. Estas tintas podem conter resinas de silicone.

Que tipo de tinta usar no interior de uma lareira
Quando se usa madeira como combustível, creosoto e fuligem são produzidos, o que pode causar manchas (woodpile image by astoria from Fotolia.com)

Lareira com fornalha revestida de metal

Algumas fornalhas mais recentes são revestidas de metal. Esse tipo requer tintas resistentes ao calor com uma alta capacidade de aderência, projetadas especialmente para superfícies de metal com vários substratos. Existem alguns revestimentos que exigem muitas ferramentas e equipamentos de proteção para que seja possível fazer você mesmo. O site finishing.com recomenda tinta de fogão, frequentemente usada em fogões a lenha. Este produto é mais adequado para o amador e não requer ferramentas especiais para aplicação.

Lareira a gás

Creosote e cinzas não ocorrem em lareiras a gás. A maioria desses aparelhos revestidos de metal sofre perda de tinta devido ao uso repetido e exige retoques para manter o preto como novo. Uma tinta para retoque em lareiras a gás tem a fórmula adequada para esta aplicação, e está disponível em lojas que vendem lareiras a gás e inserções.

Que tipo de tinta usar no interior de uma lareira
Lareiras a gás também precisam de retoques (fireplace image by Ekaterina Sidorenko from Fotolia.com)

Outros produtos para lareiras

Existem outros produtos para lareiras cuja função é manter o exterior com aparência de novo. Procure em lojas específicas por compostos para remendo de tijolo, limpadores de forno, formulações para a limpeza de grelhas de lareira, e também pasta e pomadas líquidas para aumentar o brilho nas portas da lareira.

Segurança em primeiro lugar

Seja qual for o produto usado, o proprietário deve estar ciente dos riscos envolvidos na restauração da lareira. A tinta nunca deve ser aplicada a uma superfície quente. A área da fornalha deve estar livre de cinzas, e a pedra, fria antes de qualquer produto ser aplicado. Ler o rótulo e respeitar os símbolos de perigo na lata irá assegurar que o produto seja aplicado com a segurança adequada. Luvas de borracha, máscara e roupa de proteção irão impedir a inalação ou contato com a fuligem, cinzas ou restos de creosoto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível