Que tipo de tinta usar para mosaicos de vidro temperado?

Escrito por frankie smith | Traduzido por nathalia valladares
Que tipo de tinta usar para mosaicos de vidro temperado?
A arte de mosaico é uma oportunidade de afiar suas habilidades (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A arte de mosaico é uma forma de arte antiga que você pode criar sozinho para adicionar seu toque pessoal à sua decoração. Você pode criar sua própria arte de mosaico em casa usando vidro temperado e tinta para vidro, usando seu lado lúdico e sua criatividade para criar uma obra de arte. A melhor parte desse projeto é que não existem erros. A arte de mosaico é muito indulgente, particularmente quando usando um estilo abstrato.

Vidro temperado

Vidro temperado, ou vidro fortalecido, é aquecido até aproximadamente 680 graus Celsius. Depois então é resfriado rapidamente para promover durabilidade. O processo de tratamento também faz com que seja mais seguro, já que o vidro temperado despedaça em pequenos pedaços para prevenir machucados. Vidro temperado é um favorito para uso em portas, entradas e portas de box. Por conta da sua durabilidade, o vidro temperado é ideal para projetos artísticos e artigos pendurados.

Selecionando a tinta

Existem tintas acrílicas disponíveis em várias lojas de artesanato que já vem preparadas para pintar vidro, mas você pode também adicionar uma preparação para vidro a venda nas mesmas lojas à sua tinta acrílica. Procure por uma tinta de vidro que é permanente e não irá sair quando você estiver limpando ou tirando pó do seu trabalho de arte. Diferentes fórmulas de tinta de vidro estão disponíveis, dependendo do efeito desejado e estilo de sua preferência. Para fazer um mosaico que permita a entrada de muita luz, selecione uma tinta que é bem translúcida. Se não, você pode escolher uma tinta que é menos opaca, criando um visual mais gótico.

Dicas de pintura

Prepare seu vidro antes de pintá-lo, lavando com cuidado e secando a superfície em seguida. Você pode usar um pincel para aplicar a tinta -- tanto natural quanto sintético. Selecione um tamanho que preencha a área que você está trabalhado; por exemplo, se você está fazendo padrões de ornamento, um pincel menor será melhor. Deixe que a tinta seque bem antes de montar ou pendurar o mosaico. Algumas tintas sugerem que as peças sejam levadas ao forno depois que a pintura estiver completa. Siga as instruções do fabricante sobre como tratar melhor a tinta.

Cuidados

Não use tinta acrílica em superfícies que entrarão em contato com comidas ou bebidas. Use luvas de látex para prevenir que os óleos da sua mão afetem o seu trabalho. Óleos da sua pele podem prevenir que a tinta cole à superfície. Se a tinta que você selecionou exige que a peça seja levada ao forno após pintada, coloque-a no forno ainda frio e só depois o ligue e ponha para esquentar. Deixe que ela esfrie no forno também antes de retirá-la de lá.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível