Mais
×

Como fazer tinta nanquim em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A tinta nanquim, indiana ou chinesa é uma das mais comuns utilizadas em caligrafia, desenhos ou tatuagens. Ela é simples de usar e de fazer, e é geralmente usada em trabalhos com pincel ou desenhos em quadrinhos. O nanquim é uma das melhores tintas para usar, pois é permanente e pode ser feita a partir de ingredientes encontrados em casa.

Instruções

O nanquim é mais comumente usado em caligrafia e tatuagens (ink parchment and pen 2 image by Lauren Ingro from Fotolia.com)
  1. Coloque o carvão em um recipiente pequeno. Use um recipiente velho que possa ser manchado.

    O carvão de churrasco pode ser usado desde que esteja seco (charcoal grill outdoors image by jedphoto from Fotolia.com)
  2. Coloque água destilada no recipiente com carvão. Não adicione muito rapidamente para evitar respingos na superfície de trabalho. A mistura pode ficar pastosa e é comum ocorrer desprendimento de cinzas.

    Adicione a água cuidadosamente para evitar derramá-la (water drops enters into water image by Denis Tabler from Fotolia.com)
  3. Misture a água e o carvão com o pincel de cerdas duras. A formulação vai tornar-se progressivamente mais escura.. Mexa até que todos os pedaços se diluam e a mistura adquira uma textura lisa e uniforme.

    Um pincel de cerdas duras ajuda a dissolver os pedaços de carvão (paint pbushes image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  4. Adicione uma gota de vinagre .Esse passo visa apenas garantir a estabilidade da tinta após a secagem. Misture bem a solução de água e cinzas para que o vinagre seja completamente incorporado. Em seguida, a tinta estará pronta para uso.

    Vinagre estabiliza a tinta (essig und öl image by Weimar from Fotolia.com)
  5. Coloque a tinta em um frasco de vidro. Use uma tampa que mantenha o frasco bem vedado. Se possível, use potes de cerâmica em vez de vidro.

    Use uma tampa que feche bem o frasco para evitar ressecamento da tinta (bottle of ink image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)

Dicas

  • Se a tinta começar a formar gomos, adicione uma gota de água e misture. Isso vai soltar a mistura e torná-la mais usável.
  • Use um recipiente ou frasco escuro para evitar deterioração pela luz.
  • Mantenha um guardanapo ou pano ao alcance para limpar todos os derramamentos que possam ocorrer.
  • Agite bem o frasco antes de cada utilização para garantir que a tinta esteja homogênea.

Aviso

  • Mantenha o frasco longe da luz solar e do calor para que a tinta não se evapore rapidamente.
  • Se notar uma separação da mistura em fases, evite seu uso. Agite-a primeiro para recuperar a homogeneidade. Se isso não funcionar, adicione uma gota de água. Em último caso, prepare uma nova formulação.

O que você precisa

  • 30 g de cinzas de carvão
  • 30 ml de água destilada
  • 1 gota de vinagre branco
  • Tigela pequena
  • Pincel de cerdas duras
  • Frasco de vidro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article