Mais
×

Como fazer a tinta a óleo secar mais rápido

Atualizada April 17, 2017

A tinta a óleo é notoriamente lenta para secar, e às vezes é meio frustrante trabalhar com ela. Elas são usadas para belas artes, móveis, paredes e qualquer outra coisa que requer um acabamento suave e duradouro, pois tende a ficar bonita e a durar por muito tempo depois de concluída. Se você tem um projeto que precisa secar mais rapidamente do que o habitual, existem passos que poderá seguir para acelerar o processo de secagem do óleo.

Instruções

As pinturas a óleo têm uma aparência que é difícil de replicar com outras variedades de tinta (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Pinte uma camada de gesso sobre a superfície da tela como uma base antes de utilizar tintas a óleo nela. Isso vai ajudar a absorver um pouco do óleo da tinta, que secará mais rapidamente.

  2. Pinte com tinta de óleo de linhaça em vez de óleo de cártamo ou papoulas, pois ela seca mais rapidamente do que as outras variedades.

  3. Adicione um pouco de solvente, como álcool de terebentina ou óleo de espiga, na tinta, antes de usá-la. Se você estiver pintando uma grande superfície, adicione alguns salpicos. Para uma pequena quantidade de tinta, adicione somente algumas gotas. Misture bem e pinte como de costume.

  4. Pinte com camadas finas e não pincele sobre toda a área de superfície, a menos que seja absolutamente necessário.

  5. Adicione algumas gotas de secador metálico para sua pintura, com um palito, antes de começar. Um tipo de secador metálico é o naftenato de chumbo.

  6. Pinte um painel cobre em vez de uma tela ou outra superfície. A primeira camada vai secar mais rapidamente, porque não será absorvida dentro da superfície do material.

Coisas Necessárias

  • Tintas de óleo de linhaça
  • Solvente de tinta
  • Gesso
  • Secadores de pintura metálica
  • Palitos de dente
  • Painel de cobre
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article