on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar tinta a óleo para tingir massa para madeira

Atualizado em 20 julho, 2017

Embora haja massa para madeira em diversa cores disponíveis, é muito difícil encontrar uma que combine perfeitamente com a madeira danificada, e é um desperdício de dinheiro comprar diversos tons que acabam sem uso. Um boa alternativa é misturar tinta a óleo até alcançar o tom da madeira existente, e depois pintar a área emassada, ou então misturar diretamente a tinta e a massa. A tinta a óleo só se misturará com massas para madeira à base de solvente. Siga as instruções abaixo com tintas acrílicas, misturando a tinta com uma massa a base d'água, trocando o óleo de linhaça por água.

Instruções

Customize uma tinta a óleo com massa para que combine perfeitamente com a madeira danificada (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Selecione as tintas a óleo que você deseja misturar para alcançar o tom da madeira danificada. Umbra e siena-da-terra criam uma cor de pinho sem acabamento; siena-da-terra, amarelo ocre e umbra imitam a cor do carvalho; siena-queimado e alizarina imitam a cor do bordo; siena-queimado, alizarina e azul prussiano se parecem com nogueira; e umbra, siena-da-terra, alizarina e siena-queimado imitam o tom do mogno.

    Loading...
  2. Misture as tintas a óleo até alcançar o tom da madeira. Coloque as cores selecionadas em uma paleta, depois misture-as com uma espátula até que a cor se pareça com a madeira danificada. Pinte uma pequena seção da madeira para verificar a exatidão do tom. O tinta que você criou funcionará pintada diretamente por cima da massa ou misturada com a massa antes de aplicá-la.

  3. Limpe a área danifica, depois coloque um pouco de massa em uma espátula e espalhe-a por cima da madeira, até que preencha todas as cavidades e buracos. Deixe secar, depois lixe com uma lixa de papel com granulação fina. Adicione algumas gotas de óleo de linhaça à mistura de tinta a óleo. Molhe um pincel pequeno e redondo, com cerdas naturais, na mistura, e aplique cuidadosamente sobre as áreas emassadas na madeira, removendo qualquer excesso com um cotonete limpo. Deixe secar por até uma semana.

  4. Misture a tinta a óleo com a massa à base de solvente se desejar que a massa tenha o tom da madeira. Coloque uma colher de sopa de massa na paleta, usando uma espátula limpa. Adicione algumas gotas de óleo de linhaça e misture bem, para diluir um pouco a mistura. Cheque periodicamente a mistura contra a madeira, para certificar-se que está de acordo com o tom desejado. Espalhe um pouco da massa tingida sobre a madeira, para garantir que funcionará bem.

  5. Coloque a mistura de tinta a óleo e massa para madeira em um espátula de paleta. Coloque em um pequeno tubo de plástico com tampa de rosca. Repita o processo até que toda a massa esteja dentro do recipiente. Adicione algumas gotas de óleo de linhaça no topo da massa, depois coloque um pedaço de plástico filme por cima, para prevenir que resseque. Feche bem a tampa, e guarde em um local fresco e escuro até que precise usar novamente; repita o processo com qualquer outra mistura que tenha feito. Aplique a massa tingida para madeira da mesma forma que você aplicaria uma massa para madeira à base de solvente.

Loading...

O que você precisa

  • Tinta a óleo umbra, terra-de-siena, amarelo ocre, siena-queimado, umbra-queimado, alizarina e azul prussiano
  • Paleta para pintura
  • Espátula para tinta
  • Espátula para massa
  • Massa neutra para madeira, à base de solvente
  • Pincel pequeno e redondo, para tinta a óleo
  • Óleo de linhaça
  • Recipientes plásticos pequenos com tampa de rosca
  • Plástico filme

Referências

Loading ...
Loading ...