Mais
×

Como usar tinta a óleo com verniz

Atualizado em 17 abril, 2017

Às vezes, o verniz não combina com a sua nova decoração ou está desbotado e precisa de uma restauração. A pintura pode ser uma solução barata, proporcionando um novo visual ao ambiente. Existem milhares de cores de tinta para escolher, oferecendo soluções infinitas.

Instruções

A aplicação de uma nova camada de tinta renova o móvel (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Estude o ambiente ou a peça que será pintada. Leve algumas amostras de tinta para a sala para ver quais cores funcionam bem com o design. Decida se a peça será pintada de uma cor sólida ou se usará várias, como em um padrão com listras.

  2. Prepare a peça lixando toda a superfície do objeto com uma lixadeira. Isso removerá a superfície escorregadia do verniz, permitindo uma melhor absorção da tinta.

  3. Coloque uma lona ou plástico no chão. Coloque o objeto sobre ele. Isso é para evitar tinta sobre o piso ou outros objetos, pois a tinta a óleo é uma das substâncias mais difíceis de remover do tapete.

  4. Coloque a fita adesiva sobre o objeto se for pintar um padrão, como listras ou blocos. Se houver um espelho ou painel de vidro no objeto, certifique-se de que esteja coberto também e ponha uma folha de papel sobre a superfície principal para tinta não espirrar nele.

  5. Aplique a cor de base com o pincel em movimentos uniformes. Tente evitar que fique borrado ou com riscos na pinceladas. Deixe secar completamente, o que pode levar várias horas.

  6. Aplique uma segunda e até terceira demão, se necessário. Deixe secar totalmente.

  7. Pinte a segunda cor, se tiver. A tinta a óleo também é muito utilizada para pintar murais e paisagens. Sendo assim, se quiser um mural pintado, use uma variedade de pincéis pequenos e grandes para pintá-lo.

Dicas

  • Se quiser evitar tinta nas mãos, use luvas de plástico ou de látex.

O que você precisa

  • Tinta
  • Pincel
  • Lixadeira
  • Lixa
  • Fita adesiva
  • Lona ou plástico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article