on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tinta spray que não derrete produtos de espuma

Atualizado em 21 julho, 2017

Ao trabalhar com espuma, deve-se tomar um cuidado especial para usar produtos que não a danifiquem. Muitos dos utilizados em aplicações comuns, como as colas e tintas, funcionarão em vários materiais aparentemente delicados, mas corroerão até a espuma mais densa. Tintas spray e colas especialmente formuladas utilizam substâncias que não danificam a espuma. Saiba o que você deve procurar quando estiver trabalhando com esse material.

Depois de pintado com tinta colorida, um pedaço de espuma se transforma em uma decoração leve (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O que derrete a espuma?

O solvente é um líquido capaz de dissolver outra substância. Esse produto é utilizado em tintas e colas para garantir sua aderência depois da aplicação. Os solventes comuns incluem a acetona, que é um dos ingredientes do removedor de esmalte de unha, e o acetato de metila, encontrado em colas e tintas. Todas as tintas spray contêm solventes e muitas delas contêm solvente que dissolverá a espuma.

Loading...

Por que a espuma dissolve tão facilmente?

A espuma é criada quando o ar é utilizado para expandir um material como o poliestireno, que é um tipo de plástico. A espuma de poliestireno expandido, popularmente conhecida como isopor, é utilizada para fazer decorações, copos e pratos descartáveis, materiais para embalagens e outros itens. Por causa da estrutura aberta da espuma, os solventes que de outra forma não dissolveriam o poliestireno comum, dissolverão a espuma expandida penetrando nas bolsas de ar e fazendo contato com uma área maior da superfície do material. Por este motivo, evite usar tinta que contenha tolueno, xileno e acetona.

Quais solventes não danificam a espuma?

As tintas spray que não danificam a espuma utilizam um solvente bastante conhecido que não aparece na lista acima: a água. As tintas à base de água irão aderir à superfície da espuma sem dissolvê-la. Para saber quais são essas tintas, procure as palavras "à base de água" ou "H2O" na frente da lata. Muitas marcas oferecem tintas alternativas às comuns. Se não tiver certeza se uma tinta spray é apropriada para uso em espuma, borrife uma pequena quantidade em um pedaço do material. Se não for, ela começará a dissolver a espuma depois de alguns minutos.

E se eu não conseguir encontrar uma tinta spray à base de água?

Quando a única tinta disponível tiver solventes inadequados para a espuma, a superfície do material pode ser protegida com a aplicação de um selante específico antes da pintura. Aplique duas demãos de acabamento protetor à base de água para vedar a espuma. O resultado será uma superfície adequada para pintura com qualquer tinta spray.

Se não houver nenhuma outra opção disponível, as tintas spray convencionais podem funcionar mesmo sem o acabamento protetor, desde que aplicadas em uma série de camadas muito finas, sem penetrar profundamente na espuma.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...