Que tipo de tinta deve ser usado para pintar a superfície de uma prancha de surf laminada?

Escrito por stella noble | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de tinta deve ser usado para pintar a superfície de uma prancha de surf laminada?
Pranchas que foram pintadas depois laminadas podem ser redesenhadas quando você desejar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma das vantagens de pintar uma prancha depois dela ter sido laminada é que se você cometer um erro ou não gostar do projeto, você pode removê-lo apenas usando uma lixa. Muitas tintas são utilizadas em pranchas de surf, embora algumas não sejam apropriadas e não durem muito tempo. Ao preparar a prancha para a pintura, verifique se ela está completamente limpa, especialmente se você já tiver aplicado a cera. Lixe-a levemente com uma lixa com granulação 320 para tornar a superfície um pouco áspera.

Outras pessoas estão lendo

A melhor: Tinta de acrílico com água como base

Tintas que são feitas de acrílico têm uma excelente adesão à superfície de fibra de vidro e retêm a cor e brilho durante um longo período de tempo. A tinta também tem uma grande flexibilidade e resistência, o que é importante quando a prancha é usada para surf, em situações que pode danificar a pintura, como ficar em pé sobre a prancha ou ser atingida por ondas. A tinta de acrílico à base de água também é fácil de limpar e isso não significa que a tinta vai ser menos resistente a um ambiente com constância de água.

O que não usar

Tintas à base de esmalte podem ficar amareladas e quebradiças após o uso, causando rachaduras e desgaste na pintura. Se você sabe que a prancha foi feita com resina de poliéster, não use tintas látex, pois a tinta irá escorrer. Muitos tipos de tintas, que não sejam acrílicas à base de água, reagirão mal com a resina, e por isso você deve testá-las em um objeto que tenha sido pintado com o mesmo tipo de resina utilizada na prancha, se possível.

Tinta em spray

Um método comumente usado por artistas de pintura de pranchas laminadas é a tinta em spray. Você pode separar com fitas algumas seções da prancha para criar estilos únicos, por exemplo, ou desenhar livremente. Também é comum derramar detergente em cima da prancha antes de pintá-la, o que deixa as áreas que foram cobertas com sabão livres de qualquer tipo de tinta.

Tinta em lata

Embora seja menos comum, é possível pintar um desenho na prancha com tintas que vêm em latas grandes ou uma que você tenha comprado em uma loja de arte. Você pode usar um pincel ou rolo para aplicar a tinta à prancha.

Canetas de tinta

Artistas de pranchas que querem um grande controle na hora da pintura, e que pretendem criar uma ilustração detalhada, usam canetas de tinta. Canetas de tinta podem ser compradas em uma loja de artigos de arte ou on-line, elas vêm em cores variadas e podem ter pontas diferentes para diferentes tipos de efeitos.

Verniz

Quando o projeto estiver concluído e você tiver certeza de que a tinta está seca, será necessário aplicar um verniz para proteger o desenho. Você deve aplicá-lo várias vezes (ao menos três) em camadas finas, lembrando que o verniz deve ser compatível com o tipo de tinta que você usou para o projeto ena prancha. Muitos fabricantes oferecem uma tinta resistente aos raios UV, o que é excelente para este propósito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível