×
Loading ...

Tintas boas e duráveis para restaurar um barco de alumínio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pintar alumínio não é uma tarefa simples. Muitas tintas não aderem apropriadamente ao material, assim, é necessário um grande processo de preparação. Isso inclui lixar e lavar cuidadosamente o barco, aplicar um primer ácido para criar uma boa superfície de adesão para tinta e depois pintar o barco com uma boa tinta marinha.

Aprenda a pintar um barco de alumínio (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Preparação

Em muitos casos, pode ser melhor que um profissional prepare a superfície de alumínio para que seja pintada. Contudo, se feito de forma cuidadosa, isso é algo que você mesmo pode fazer. O primeiro passo para preparar seu barco para a pintura é lixar a superfície para alisá-la o máximo possível. Uma vez lixado, o barco deve ser lavado cuidadosamente.

Loading...

Primer ácido

O próximo passo é usar um primer ácido. Ele vai deixar a superfície áspera para criar uma melhor adesão entre o metal e a tinta. As instruções na maioria dos primers ácidos são para aço, e o processo de aplicá-lo em alumínio é diferente. Pergunte na loja em que você comprou o produto como usá-lo nesse material. Em alguns casos, a loja pode não saber. Nesse caso ou se disserem que o processo é o mesmo tanto para aço quanto para alumínio, entre em contato com o fabricante e peça conselhos a este.

Primer marinho

Uma vez que tiver aplicado o primer ácido, você deve aplicar uma camada de primer marinho. Qualquer produto desse tipo com componente duplo de epóxi vai funcionar bem. Nem todos os primers funcionam com todas as tintas. É sempre uma boa ideia usar a mesma marca e linha tanto para a tinta quanto para o primer. Use um bom sistema de pulverização para aplicar o produto.

Tinta marinha

Uma vez que o primer tiver sido aplicado e estiver completamente seco e curado, você poderá pintar o barco. A melhor tinta é um composto duplo de tinta marinha de poliuretano. Apesar dessas tintas serem melhor aplicadas com um sistema de pulverização, algumas funcionam bem com rolos e pincéis. Aplique a tinta em diversas camadas finas para evitar flacidez e gotejamento. Passe pelo menos três camadas, lixando entre elas com uma lixa de grão 400. A tinta marinha seca rapidamente, portanto não tente usar um rolo ou pincel para se livrar dela. É melhor lixar as gotas entre as camadas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...