Por que a tintura com amônia causa danos no cabelo?

Escrito por jeanette lee | Traduzido por mari mieko
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a tintura com amônia causa danos no cabelo?
A tintura de cabelo com amônia pode danificar seu cabelo (Hair stylist image by Nina Hergarten from Fotolia.com)

Homens e mulheres recorrem a tinturas de cabelo para experimentar uma nova aparência ou para esconder fios brancos. Cabeleireiros recomendam retocar as raízes a cada quatro a seis semanas, quando o cabelo começa a crescer e revelar seu pigmento natural. Sujeitar os fios constantemente a produtos químicos presentes em muitas tinturas, no entanto, pode danificar a haste do cabelo e causar a quebra. A amônia é um ingrediente que, particularmente, pode comprometer a saúde dos fios.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A amônia é uma substância alcalina, ou básica, que tem o símbolo químico NH3. Os três átomos de hidrogênio e um átomo de nitrogênio que a compõem formam uma substância gasosa ou líquida, que é altamente solúvel em água, incolor e com cheiro forte. No passado, essa substância era utilizada como sais de cheiro para acordar vítimas de desmaios. Este produto químico agora é usado em produtos de limpeza domésticos, fertilizantes e tinturas de cabelo. A amônia, quando em contato com a pele, pode causar uma sensação de queimação e, ao ser inalada, pode levar a desmaios, segundo o site "Wise Geek".

Função

Tinturas permanentes funcionam quimicamente abrindo a camada exterior da haste do cabelo e depositando cor no núcleo do fio. A cutícula do cabelo humano assemelha-se às escamas de um peixe. A amônia faz com que a haste dos fios se inchem, o que separa ligeiramente as escamas da cutícula. O peróxido pode então penetrar no núcleo da haste e mudar seu pigmento. De acordo com o site "Chemical and Engineering News", a quantidade de amoníaco presente nas tintas para o cabelo é geralmente inferior a concentração de 1%.

Efeitos

Tingir repetidamente o cabelo com misturas que contêm amônia irá danificar a cutícula dos fios. O amoníaco é corrosivo, o que significa que ele vai desgastar a haste do cabelo. De acordo com o site "Organic Color Systems", sob um microscópio, o cabelo que foi tratado com amônia começará a assemelhar-se com um queijo suíço. Com a saúde da cutícula comprometida, os fios suportam menos o estresse e ficam mais suscetíveis a quebra.

Considerações

A amônia não só causa quebra como também prejudica o núcleo do fio. Ela provoca o desaparecimento da cor do cabelo, porque danifica a proteína natural dentro do fio, chamada tirosina. De acordo com o site "Organic Color Systems", a tirosina é um aminoácido que produz a melanina, a qual, por sua vez, dá cor aos fios. Uma tirosina danificada reduz a capacidade do cabelo de manter seu pigmento natural.

Prevenção e solução

Tinturas de cabelo semipermanentes e naturais não contêm amônia, mas ainda geram resultados. A tintura semipermanente colore o exterior da haste do cabelo, em vez de penetrar no núcleo do fio. Isto resulta em menos danos, mas a cor desaparece após várias lavagens. Algumas pessoas usam ingredientes naturais para mudar a cor dos fios. Agentes clareadores incluem o suco de limão e o vinagre, enquanto a henna e as cascas de nozes pretas funcionam como um pigmento, tal qual as tinturas semipermanentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível