Tinturas semipermanentes danificam os cabelos?

Escrito por kathleen powell | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tinturas semipermanentes danificam os cabelos?
x (www.morguefile.com)

Quando se trata de tingir os cabelos, as possibilidades são infinitas. Há vários processos diferentes de coloração porém, a semipermanente é a menos prejudicial, uma vez que não contém amônia e possui pouco ou nenhum percentual de peróxido. Uma tinta semipermanente é uma excelente opção quando se quer começar a pintar os cabelos, clarear um tom abaixo do natural, acentuar a cor existente (seja ela colorida ou natural) ou adicionar brilho aos fios.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Tingir os cabelos com uma tintura semipermanente é um processo suave que irá adicionar brilho e um toque sedoso aos cabelos. Esse tipo de tinta não contém qualquer amônia, evitando assim danos à cutícula do fio, pois serve como uma barreira contra os minerais hídricos agressivos e aos danos do calor. Tinturas semipermanentes também escurecem a cor do cabelo existente e adicionam vida aos fios. Uma vez que é temporária, não há a preocupação com retoques de raiz, posto que a cor sai gradualmente através das lavagens com shampoos.

Função

A tintura semipermanente é usada para suavizar luzes fortes ou para adicionar pigmento quando elas ficam desbotadas, além de ser usada para incluir vivacidade e profundidade aos cabelos, posto que também combina com os grisalhos, dando-lhes aparência natural.

Concepções erradas

A tintura semipermanente não é a tinta permanente, na medida em que aquela não clareia o cabelo. Uma vez que existe uma baixa percentagem de peróxido (ou nenhuma), ele não vai descolorir o pigmento natural do cabelo, sendo usado apenas para depositar cor ou escurecer os cabelos.

Este tipo de tintura não cobre completamente os cabelos grisalhos. O baixo percentual de peróxido não abre a cutícula, o que seria necessário para a cobertura completa do cinza. Para isso, a melhor opção seria utilizar a tintura permanente.

Tempo de duração

A tinta semi-permanente vai saindo dos cabelos gradualmente com as lavagens, de quatro a seis semanas. Quanto mais shampoo usar, mais cedo a cor irá sair. Ainda haverá resquícios da cor, mas serão muito fracos.

Dicas de profissionais

Antes de utilizar uma tinta semipermanente, é necessário lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduos, a fim de remover todos os minerais hídricos agressivos e o acúmulo de produtos que possam impedir o processo de coloração. Seque os cabelos utilizando uma toalha. Embora os fios não precisem estar completamente secos, fios muito molhados não absorvem a cor. Aplique a cor começando pelo couro cabeludo até as pontas. Espalhe a tinta utilizando um pente de dentes largos para que a cor seja distribuída uniformemente. Dependendo da tonalidade, deve-se esperar de 20 a 30 minutos. Use uma touca térmica de plástico para se obter resultados mais intensos e duradouros.

Precauções

Os cabelos que foram expostos a muitos tratamentos químicos devem ser condicionados com proteína antes de se usar uma tinta semipermanente. Uma vez que as cutículas dos cabelos danificados estejam abertas, a cor irá penetrá-la, fazendo com que os fios se tornem muito escuros. Um tratamento a base de proteínas ajudará a preencher os orifícios da cutícula para garantir resultados adequados. Nunca use um tratamento hidratante antes de tingir com uma semipermanente, pois isso fará com que a cor não dure.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível