×
Loading ...

Tipos de acendedores de vela

Atualizado em 17 abril, 2017

As velas são um dos jeitos mais antigos de iluminar um lugar escuro. Por sua beleza e variedade, elas sobreviveram e prosperaram como acessórios, mesmo que outros meios de iluminação ainda mais confiáveis tenham surgido. Hoje em dia, existe uma variedade de acessórios para velas, incluindo castiçais, candelabros de parede e apagadores de vela. Tal como existe um candelabro para praticamente qualquer ocasião, também existe um acendedor de vela.

A popularidade das velas trouxe um enorme leque de opções de acendedores de vela (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Acendedores simples

O tipo mais básico de acendedor de vela é um fósforo simples ou um isqueiro normal. Estes são usados com mais frequências para velas em cima de mesas. Porém, muitas vezes elas são postas em locais altos ou em candelabros estreitos e fechados, o que dificulta alcançar o pavio. Nestes casos, é necessário utilizar algo mais comprido. Os dispositivos mais simples são os acendedores em bastão de madeira, que lembram palitos de fósforo mais longos. Estes bastões queimam mais devagar do que fósforos normais, de forma que várias velas que estejam em um lugar difícil sejam acesas com um único bastão. Um dispositivo parecido é a vela cônica, que é estreita e comprida, usada como acendedor para outras velas.

Loading...

Mini-maçaricos de butano

Assim como os acendedores de butano substituíram as caixas de fósforo, mini-maçaricos especiais que usam gás butano tem substituído os acendedores de vela simples. A maioria deles possuem entre 20 cm e 30 cm. Eles possuem um gatilho na base que, quando apertado, produz uma faísca na outra extremidade do maçarico, que dessa forma podem ser usados para acender velas que estão posicionadas muito no alto ou em uma posição complicada. Alguns mini-maçaricos de gás butano permitem que você ajuste o tamanho da chama ou ajuste a parte de cima, para que você possa alcançar lugares difíceis.

Acendedores de magnésio

O acendedor de magnésio é um dispositivo peculiar e pouco usado, mas possui o benefício de uma longa vida útil. Este acendedor lembra um grande pino de segurança. Nas extremidades de cada braço, existe uma pedra e uma tira de metal. Quando você aperta o acendedor, ele produz uma faísca. Ele não é tão longo quanto um maçarico e não produz chama. Você provavelmente vai ter que apertar o acendedor para produzir diversas faíscas antes que uma delas acenda o pavio da vela. Uma vez que não há gás envolvido, o acendedor continuará funcionando até se desgastar. Este acendedor é mais útil como reserva no caso de ficar sem acendedores à gás.

Acendedores de vela ornamentais

A maioria dos acendedores ornamentais são uma variação dos mini-maçaricos de butano, mas possuem um formato ou desenhos diferentes. O acendedor pode ter simplesmente um desenho estampado, como flocos de neve, para velas de Natal. Às vezes ele poderá ter um formato diferente, feito para lembrar a aparência de um palito de fósforo longo, por exemplo. Outros acendedores ornamentais são dispositivos singulares, usados para determinados rituais, normalmente em igrejas. Por exemplo, na Igreja Católica, todas as velas que são acesas durante a Vigília Pascal devem se originar da chama do grande Círio Pascal. Hastes de metal decorativas especiais, geralmente com uma vela cônica no seu interior, são acesas a partir do Círio Pascal e então utilizadas para acender outras velas da igreja.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...